Banco central da Rússia aumenta taxa básica de juros para 16% para combater a inflação
De acordo com um relatório da www.n-tv.de, o banco central russo aumentou a taxa de juro directora em um ponto percentual, para 16 por cento, para contrariar a grande pressão inflacionista. O banco central planeia manter estas “condições monetárias restritivas” durante muito tempo para estabilizar a inflação. O Presidente Vladimir Putin elogiou o desenvolvimento económico do seu país, apesar dos indicadores apontarem para grandes desequilíbrios na economia russa. Espera-se que o novo aumento das taxas de juro diretoras pelo Banco Central Russo tenha um forte impacto na indústria financeira e no mercado. Aumentar a taxa básica de juros para 16% significa que os empréstimos ficarão mais caros e o banco central perderá o acesso a...

Banco central da Rússia aumenta taxa básica de juros para 16% para combater a inflação
De acordo com um relatório de www.n-tv.de,
O banco central russo aumentou a taxa básica de juros em um ponto percentual, para 16%, a fim de neutralizar a grande pressão inflacionária. O banco central planeia manter estas “condições monetárias restritivas” durante muito tempo para estabilizar a inflação. O Presidente Vladimir Putin elogiou o desenvolvimento económico do seu país, apesar dos indicadores apontarem para grandes desequilíbrios na economia russa.
Espera-se que o novo aumento das taxas de juro diretoras pelo Banco Central Russo tenha um forte impacto na indústria financeira e no mercado. O aumento da taxa de juro directora para 16 por cento significa que os empréstimos se tornarão mais caros e que o banco central tornará o acesso ao capital mais difícil. Isto, por sua vez, poderia restringir a actividade de investimento e retardar o desenvolvimento económico na Rússia. Além disso, o aumento da taxa de juro directora também poderá levar a uma valorização do rublo, o que poderá encarecer as exportações e reduzir a competitividade das empresas russas.
A decisão do banco central russo mostra que encara o combate à inflação como um objectivo principal, embora isso possa levar a outros desafios económicos. Resta saber como a economia e o mercado russos responderão às medidas do Banco Central, particularmente em termos de empréstimos e competitividade empresarial.
Leia o artigo original em www.n-tv.de