Empresas saxônicas desanimadas: pesquisa econômica realizada pela IHK mostra perspectivas de negócios sombrias.
De acordo com um relatório de www.tag24.de, as empresas saxónicas estão numa fase difícil. O inquérito económico da Câmara de Indústria e Comércio da Saxónia mostra que o índice do clima de negócios caiu pela terceira vez consecutiva e atingiu actualmente o seu pior valor em 14 anos. As expectativas empresariais são sombrias e a maioria dos empresários é negativa. Os efeitos da crise actual sobrepõem-se e criam uma situação difícil para as empresas. O aumento dos custos energéticos e laborais, a queda da procura interna, a escassez de trabalhadores qualificados e as condições económicas estão a exercer pressão sobre as empresas. Os investimentos são vistos como um grande risco e muitos empresários estão insatisfeitos com a comunicação do governo de Berlim. Apesar desses aspectos negativos...

Empresas saxônicas desanimadas: pesquisa econômica realizada pela IHK mostra perspectivas de negócios sombrias.
De acordo com um relatório de www.tag24.de, As empresas saxónicas estão numa fase difícil. O inquérito económico da Câmara de Indústria e Comércio da Saxónia mostra que o índice do clima de negócios caiu pela terceira vez consecutiva e atingiu actualmente o seu pior valor em 14 anos. As expectativas empresariais são sombrias e a maioria dos empresários é negativa.
Os efeitos da crise actual sobrepõem-se e criam uma situação difícil para as empresas. O aumento dos custos energéticos e laborais, a queda da procura interna, a escassez de trabalhadores qualificados e as condições económicas estão a exercer pressão sobre as empresas. Os investimentos são vistos como um grande risco e muitos empresários estão insatisfeitos com a comunicação do governo de Berlim.
Apesar deste sentimento negativo, 54 por cento das empresas inquiridas ainda classificam a sua situação financeira como “não problemática”, mesmo que este valor tenha caído em comparação com o início de 2022. O governo deve, portanto, tomar medidas adequadas para aumentar a confiança empresarial e apoiar as empresas.
Esta evolução poderá ter efeitos negativos no mercado saxão e no setor financeiro. As empresas poderiam reduzir os investimentos, o que poderia levar a uma nova desaceleração da economia. Esta estagnação poderá também levar à perda de postos de trabalho e ao declínio da actividade empresarial. O governo deve, portanto, desenvolver estratégias eficazes para apoiar a economia e restaurar a confiança empresarial.
Leia o artigo fonte em www.tag24.de