Sanções contra os diamantes russos: que impacto isto tem nos mercados financeiros?
De acordo com um relatório de www.businessinsider.de, o potencial dos diamantes russos como uma indústria multimilionária está no centro da discussão em torno das recentes sanções da UE contra a Rússia. Os especialistas estimam que a Rússia exportou mais de 48,6 milhões de quilates de diamantes brutos em 2021, sendo os principais destinos de exportação os Emirados Árabes Unidos e a Bélgica. A Bélgica desempenha um papel fundamental na indústria mundial de diamantes e há muito que defende que os diamantes russos permaneçam isentos de sanções. No entanto, o boicote planeado representa riscos económicos para a Europa, segundo Koen Vandenbempt, reitor de economia da Universidade de Antuérpia. Ele avisa que uma parada para...

Sanções contra os diamantes russos: que impacto isto tem nos mercados financeiros?
De acordo com um relatório de www.businessinsider.de,
O potencial dos diamantes russos como indústria multimilionária está no centro da discussão em torno das recentes sanções da UE contra a Rússia. Os especialistas estimam que a Rússia exportou mais de 48,6 milhões de quilates de diamantes brutos em 2021, sendo os principais destinos de exportação os Emirados Árabes Unidos e a Bélgica. A Bélgica desempenha um papel fundamental na indústria mundial de diamantes e há muito que defende que os diamantes russos permaneçam isentos de sanções. No entanto, o boicote planeado representa riscos económicos para a Europa, segundo Koen Vandenbempt, reitor de economia da Universidade de Antuérpia. Ele alerta que a suspensão das importações de diamantes brutos russos poderá levar a indústria a mudar-se para Dubai ou Mumbai, na Índia, onde há menos ênfase na transparência ou na sustentabilidade. O Parlamento Europeu e o G-7 dos principais países industrializados ocidentais decidiram que os diamantes russos também deveriam ser sujeitos a sanções. No entanto, a Rússia continua a ser um dos maiores beneficiários do boom dos diamantes, sendo a Alrosa, o maior produtor, responsável por 95 por cento da produção russa de diamantes e 27 por cento da produção mundial.
O planeado boicote às sanções levanta, portanto, a questão de saber qual o país que acabará por ser mais afectado pelas sanções – a Rússia ou a Bélgica. Os especialistas discordam, mas é óbvio que esta questão terá um impacto de longo alcance no mercado global e na indústria financeira. Muitos fornecedores na Europa já declararam que as suas pedras não vêm da Rússia, mostrando que a indústria está empenhada em não adquirir pedras da Rússia. Embora a UE esteja a tentar implementar tal sanção, ainda existem lacunas que poderão permitir que os diamantes russos continuem a entrar no mercado global. É, portanto, crucial acompanhar de perto e analisar o impacto económico destas sanções.
Leia o artigo fonte em www.businessinsider.de