A Arábia Saudita diz não ao BRICS: Nenhuma adesão à aliança!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Arábia Saudita rejeita a adesão ao BRICS na cimeira na Rússia. Descubra os motivos e os antecedentes da decisão.

Saudi Arabien lehnt BRICS-Mitgliedschaft ab beim Gipfel in Russland. Erfahren Sie die Gründe und Hintergründe der Entscheidung.
A Arábia Saudita rejeita a adesão ao BRICS na cimeira na Rússia. Descubra os motivos e os antecedentes da decisão.

A Arábia Saudita diz não ao BRICS: Nenhuma adesão à aliança!

A Arábia Saudita choca o mundo! O reino decidiu recusar a adesão à cimeira dos BRICS em curso na Rússia. A tão esperada decisão tornou-se pública quando os novos países parceiros da aliança foram anunciados – e a Arábia Saudita não estava na lista. Esta decisão surge na sequência do convite do verão passado, para o qual a Arábia Saudita, juntamente com a Argentina, é agora um dos poucos estados a rejeitar a oferta.

Os relatórios antes da cimeira sugeriam que a posição saudita sobre os BRICS seria esclarecida durante a reunião. Dmitry Peskov, porta-voz da Rússia, enfatizou antes da cimeira que a participação da Arábia Saudita na aliança seria em breve confirmada oficialmente. O anúncio de que os novos parceiros do BRICS não se tornarão membros de pleno direito causou pura surpresa – e nenhum novo país será admitido oficialmente este ano! A lista de países parceiros é longa e inclui Argélia, Bielorrússia, Bolívia, Cuba e muitos mais.

A rejeição da Arábia Saudita levanta inúmeras questões, especialmente tendo em conta o potencial poder geopolítico que o país rico em petróleo teria trazido ao grupo. Mas um conflito crescente com o Ocidente poderá ser a razão para esta decisão. Para uma visão detalhada do caso, veja o relatório em watcher.guru.