Más perspectivas para bares de shisha: especialistas temem uma onda de falências
De acordo com um relatório do t-online.de, a indústria do shisha está ameaçada por uma onda de falências este ano. A introdução de um regulamento sobre embalagens que proíbe a venda de tabaco shisha em grandes recipientes levou a um aumento acentuado dos preços e a um declínio acentuado no consumo legal de tabaco. Isto, por sua vez, levou a um aumento do mercado negro e a um declínio acentuado nas receitas fiscais, embora o consumo tenha permanecido estável. A introdução dos regulamentos sobre embalagens foi implementada em meados de 2022 e levou à duplicação dos preços do tabaco shisha. Isto levou muitos consumidores a mudar para produtos ilegais que contêm ingredientes perigosos e não controlados. A quantidade de tabaco legalmente tributado é...

Más perspectivas para bares de shisha: especialistas temem uma onda de falências
De acordo com um relatório do t-online.de, a indústria do shisha está ameaçada por uma onda de falências este ano. A introdução de um regulamento sobre embalagens que proíbe a venda de tabaco shisha em grandes recipientes levou a um aumento acentuado dos preços e a um declínio acentuado no consumo legal de tabaco. Isto, por sua vez, levou a um aumento do mercado negro e a um declínio acentuado nas receitas fiscais, embora o consumo tenha permanecido estável.
A introdução dos regulamentos sobre embalagens foi implementada em meados de 2022 e levou à duplicação dos preços do tabaco shisha. Isto levou muitos consumidores a mudar para produtos ilegais que contêm ingredientes perigosos e não controlados. A quantidade de tabaco legalmente tributado é agora apenas cerca de um décimo do que era em 2021, o que levou a uma queda significativa nas receitas fiscais.
A associação industrial pede uma mudança na regulamentação sobre o tamanho das embalagens, a fim de permitir novamente recipientes maiores e restringir o mercado negro. Isto não só estimularia os negócios jurídicos, mas também levaria a receitas fiscais adicionais significativas que o Estado poderia utilizar bem em tempos de orçamentos apertados.
Este colapso maciço no mercado legal de tabaco shisha e o aumento acentuado no mercado negro poderão ter um impacto significativo na indústria. Se a onda de falências ocorrer, vários bares de shisha fecharão e os fabricantes e revendedores de tabaco para cachimbo de água terão de declarar falência. Além disso, o Estado perderia receitas fiscais significativas, o que é urgentemente necessário. É, portanto, importante que o governo federal tome medidas para estabilizar a situação económica da indústria do shisha.
Leia o artigo fonte em www.t-online.de