Contrabando de terras raras: os serviços secretos da China contra-atacam!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A China denuncia o contrabando de terras raras por serviços secretos estrangeiros e está a aumentar os controlos às exportações.

China berichtet über den Schmuggel seltener Erden durch ausländische Geheimdienste und verstärkt Exportkontrollen.
A China denuncia o contrabando de terras raras por serviços secretos estrangeiros e está a aumentar os controlos às exportações.

Contrabando de terras raras: os serviços secretos da China contra-atacam!

A China divulgou hoje, 18 de julho de 2025, relatos de contrabando de elementos de terras raras escondidos em embalagens contendo outros produtos. De acordo com a segurança estatal chinesa, agências de inteligência estrangeiras tentaram trabalhar com criminosos nacionais para transportar ilegalmente estas matérias-primas para fora do país. Detalhes sobre os serviços secretos envolvidos permanecem desconhecidos. Autoridades estaduais disseram que o contrabando foi realizado por meio de declarações incorretas de pacotes e da ocultação dos metais em outros produtos. O governo afirma ter interrompido rotas para esta exportação ilegal e ter tomado repetidamente medidas contra tais tentativas no passado. Esta informação foi transmitida no programa Deutschlandfunk, onde é relatado que a China extrai cerca de 70 por cento de todas as terras raras em todo o mundo e, portanto, tem uma posição quase monopolista.

As terras raras são cruciais para a produção de equipamentos de defesa, chips de computador, semicondutores, smartphones e carros elétricos. A China restringiu significativamente as exportações destes metais valiosos em 2024 para reforçar o controlo sobre estas importantes matérias-primas. Por esta razão, os preços das terras raras também aumentaram, devido à disputa comercial com os EUA. Uma das medidas da China foi impor controlos de exportação de sete terras raras e ímanes que são justificados por aplicações civis e militares.

A importância das terras raras

As terras raras incluem 17 elementos, incluindo európio, lantânio, neodímio e cério. Embora o neodímio seja mais comum que o chumbo, o processo de extração desses elementos é difícil e prejudicial ao meio ambiente. Embora a China tenha as maiores reservas e capacidade de produção, também existem depósitos em países como Rússia, Canadá, Brasil, Groenlândia, Austrália, Índia e Vietnã. Na Alemanha existem algumas jazidas na Saxónia, mas a sua extracção não é possível por razões ambientais. Existem também jazidas relevantes na Ucrânia, mas a competitividade é vista com cepticismo devido ao elevado nível de investimento.

Além dos controlos de exportação de terras raras, foram também introduzidas restrições à grafite, importante para a produção de baterias, em Outubro de 2023. As tecnologias de processamento de lítio e a sua produção para automóveis eléctricos estão agora também sujeitas a controlos rigorosos. Para comercializar ou cooperar economicamente com estas tecnologias, as empresas também devem fornecer provas detalhadas da utilização final das matérias-primas.

As autoridades chinesas sublinham as razões para a introdução de medidas de controlo das exportações e sublinham o papel proeminente que a China desempenha no fornecimento global de terras raras. Estas matérias-primas estratégicas não são apenas importantes para a sua própria economia, mas também definem as tensões geopolíticas que aumentaram recentemente. Mais informações sobre este tema podem ser encontradas nos relatórios da Funk alemã e Tempo encontrar.