Negócios fracos na UE: as exportações alemãs caem inesperadamente em outubro
De acordo com um relatório da www.n-tv.de, as exportações alemãs caíram surpreendentemente pelo segundo mês consecutivo em Outubro. As razões residem principalmente na fraqueza das empresas europeias. Enquanto as exportações para os estados membros da UE caíram 2,7%, as vendas para os EUA e a China aumentaram. As importações caíram inesperadamente pelo quinto mês consecutivo. Os negócios com os EUA cresceram 5,7 por cento, com a China 1,5 por cento e com a Grã-Bretanha 5,6 por cento. Contudo, a indústria de exportação alemã está a mostrar sinais de estabilização, uma vez que o barómetro das expectativas de exportação subiu em Novembro. A queda nas exportações está tendo um impacto negativo...

Negócios fracos na UE: as exportações alemãs caem inesperadamente em outubro
De acordo com um relatório de www.n-tv.de,
As exportações alemãs caíram surpreendentemente pelo segundo mês consecutivo em Outubro. As razões residem principalmente na fraqueza das empresas europeias. Enquanto as exportações para os estados membros da UE caíram 2,7%, as vendas para os EUA e a China aumentaram. As importações caíram inesperadamente pelo quinto mês consecutivo. Os negócios com os EUA cresceram 5,7 por cento, com a China 1,5 por cento e com a Grã-Bretanha 5,6 por cento. Contudo, a indústria de exportação alemã está a mostrar sinais de estabilização, uma vez que o barómetro das expectativas de exportação subiu em Novembro.
A queda nas exportações está a ter um impacto negativo na economia e nas empresas alemãs. A indústria dependente das exportações, em particular, está a sofrer com a fraca economia global. A economia pobre, o aumento das taxas de juro directoras por parte de muitos bancos centrais devido à inflação elevada e o aumento associado no preço dos empréstimos estão a impedir o desenvolvimento da economia de exportação. Isto reduz a procura de produtos de exportação alemães, como máquinas, sistemas ou veículos. Contudo, numa nota positiva, as expectativas de exportação estão a melhorar, indicando uma possível estabilização.
Esta evolução poderá levar a um novo declínio nas exportações e à redução do crescimento económico no curto prazo. No longo prazo, contudo, poderão levar a um ajustamento das estratégias de exportação e a maiores esforços para diversificar os mercados de vendas. Isto poderia ajudar a tornar as empresas alemãs mais resilientes aos desafios económicos futuros.
Leia o artigo original em www.n-tv.de