Garnis flutuante: a inspeção cooperativa traz uma nova esperança!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 26 de maio de 2025, uma delegação inspecionou a cooperativa Quyet Tien, no Vietnã, para discutir desafios e avanços na sustentabilidade da carcinicultura.

Am 26.05.2025 begutachtet eine Delegation die Genossenschaft Quyet Tien in Vietnam, um Herausforderungen und Fortschritte in der Nachhaltigkeit der Garnelenzucht zu erörtern.
No dia 26 de maio de 2025, uma delegação inspecionou a cooperativa Quyet Tien, no Vietnã, para discutir desafios e avanços na sustentabilidade da carcinicultura.

Garnis flutuante: a inspeção cooperativa traz uma nova esperança!

Em 26 de maio de 2025, uma delegação visitou a Cooperativa de Agricultura, Água e Serviços Quyet Tien, no município de Tri Phai. Sob a liderança de Le Van Su, vice-presidente do Comitê Popular Provincial, a cooperativa, que há dois anos coopera com sucesso com a Minh Phu Certified Shrimp Social Company Limited, foi inspecionada.

Neste quadro, foi introduzido um modelo de camarão certificado pela ASC, envolvendo 103 famílias, cobrindo uma área de 220 hectares. Um total de 40 membros da cooperativa atuam em 103 hectares, com os recursos técnicos e de sementes da Minh Phu fornecidos para aumentar a eficiência da produção de camarão. De acordo com Vo Van Diep, CEO da cooperativa, os membros conseguem colheitas de até 100 milhões de VND por hectare por colheita.

Proteção ambiental e desafios

A cooperativa sublinha o seu compromisso com a proteção ambiental e com a manutenção de elevados padrões na aquicultura. No entanto, enfrenta numerosos desafios, incluindo poluição da água, escassez de água e problemas na gestão da qualidade das sementes. Pham Van Dien, presidente da Comissão Popular do município, destaca as dificuldades em garantir a qualidade dos animais reprodutores. Embora exista cooperação com fornecedores de sementes, estes não podem garantir a qualidade.

A Minh Phu Company fornece apoio de VND 1 milhão por hectare, mas a cooperativa continua a enfrentar dificuldades de produção. Por esta razão, Le Van Su enfatiza a necessidade de estabelecer metas nos municípios e nas cooperativas e de identificar pessoas experientes para apoiar as cooperativas.

Outras inspeções e planos de desenvolvimento

A delegação planeia novas inspecções em todos os distritos e cidades da província entre 26 e 30 de Maio de 2025 para avaliar o progresso na implementação de vários planos de desenvolvimento para a produção de camarão, arroz e caranguejo na província de Ca Mau. Durante estas inspeções, a situação da produção nas áreas afetadas também será examinada para remover obstáculos ao desenvolvimento económico comum e fortalecer a cooperação entre o município e os Comités Populares do Distrito de Thoi Binh.

Os desafios da carcinicultura não são isolados; estão ligados a impactos negativos nos ecossistemas locais, especialmente em explorações agrícolas mal geridas que afectam as comunidades vizinhas. No entanto, as explorações de camarão certificadas pela ASC esforçam-se por enfrentar estes desafios através da implementação de medidas de reflorestação de mangais e da realização de avaliações de impacto ambiental. Estas explorações também são obrigadas a cumprir determinados requisitos alimentares e a verificar regularmente a qualidade da água para garantir uma produção sustentável.

Estes desenvolvimentos na indústria do camarão reflectem os esforços para promover práticas sustentáveis ​​que não só beneficiam a economia, mas também protegem os ecossistemas locais. A colaboração entre cooperativas e empresas é um aspecto fundamental para superar os desafios do setor agrícola e garantir uma produção responsável de camarão.

Você pode encontrar mais informações em Vietnã.vn e ASC Aqua.