A economia suíça está a crescer surpreendentemente – o que vem a seguir?
A economia suíça apresenta um crescimento do PIB de 0,8% em 2025, apesar dos riscos tarifários e das previsões de crescimento em queda.

A economia suíça está a crescer surpreendentemente – o que vem a seguir?
A economia suíça parecia robusta no primeiro trimestre de 2025 e registou um crescimento real do PIB de 0,8% em comparação com o trimestre anterior. Esta evolução positiva supera a primeira estimativa da Secretaria de Estado dos Assuntos Económicos (Seco), que anteriormente previa um crescimento de 0,7 por cento. Segundo Felicitas Kemeny, gerente econômica da Seco, a economia está dinâmica.
Os motores deste crescimento são, entre outras coisas, os efeitos impulsionadores nas exportações, que são fortemente influenciados pelas ameaças tarifárias do Presidente dos EUA, Donald Trump. A indústria químico-farmacêutica, em particular, beneficiou significativamente, com as exportações farmacêuticas a aumentarem mais de um terço em Março, antes de caírem quase um quarto em Abril. O sector dos serviços e a procura interna também contribuíram positivamente para o desenvolvimento económico. Em contraste, porém, a indústria hoteleira registou uma descida no valor acrescentado após um forte trimestre anterior.
Desafios causados pelas novas regulamentações aduaneiras
Embora a Seco classifique a situação actual como positiva, os especialistas económicos já alertam para uma possível desaceleração do crescimento. O comércio exterior dá sinais de contra-ataque e o índice semanal de atividade econômica sinaliza desaceleração. Uma análise dos desafios futuros mostra que as ameaças tarifárias dos EUA poderão ter um impacto negativo no crescimento económico ao longo do ano. As indústrias mecânica, eléctrica e metalúrgica, em particular, estão a sentir os efeitos do declínio da criação de valor.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) caiu para 42,1 pontos em maio, o nível mais baixo desde dezembro de 2023, indicando contração da atividade econômica. Para 2025 como um todo, estima-se que o crescimento do PIB de cerca de 1% seja realista, o que é aproximadamente igual ao do ano anterior. Além disso, o crescimento do PIB para 2024 foi revisto para 1,0 por cento, o que está abaixo da média de longo prazo de cerca de 1,7 por cento.
Reduzindo as previsões de crescimento
As tarifas dos EUA, que ascendem a 30% sobre as importações provenientes da China e 10% sobre produtos provenientes da UE, do Japão e da Coreia do Sul, deverão reduzir o volume do comércio global em mais de um terço. Estas tarifas elevadas e a incerteza associada significam que as empresas na Suíça estão hesitantes em fazer investimentos. A actividade de investimento em máquinas e equipamentos para 2025 será reduzida de +1,2% para -0,1%.
A economia nacional, por outro lado, permanece robusta, especialmente o consumo e os investimentos na construção. Isto deve-se principalmente ao forte crescimento populacional através da imigração, às expectativas de inflação estáveis e às taxas de juro e de câmbio constantes. Apesar das incertezas, os gastos de consumo da população suíça permanecem estáveis.
No entanto, espera-se que a taxa de desemprego aumente para 2,9 por cento em 2025 e para 3 por cento em 2026, enquanto era de 2,4 por cento em 2024. A combinação de desenvolvimentos positivos e desafios crescentes apresentará à economia suíça tarefas emocionantes, mas também complexas, nos próximos trimestres.