Swiss National Bank registra lucro recorde no primeiro trimestre de 2024
O Banco Nacional Suíço obteve lucros recorde de 58,8 mil milhões de francos devido aos efeitos da taxa de câmbio e ao aumento do preço do ouro. Distribuição para o governo federal e cantões incerta. O UBS prevê uma possível valorização do franco.

Swiss National Bank registra lucro recorde no primeiro trimestre de 2024
O Banco Nacional Suíço (SNB) obteve um lucro recorde de 58,8 mil milhões de francos no primeiro trimestre de 2024. Este aumento deveu-se principalmente aos efeitos cambiais, influenciados pela desvalorização do franco suíço face a outras moedas, em particular o euro. O SNB registou um lucro de mais de 52 mil milhões de francos nas suas posições em moeda estrangeira, impulsionado pelas suas participações significativas de 741 mil milhões de francos em activos em moeda estrangeira. Além disso, o aumento do preço do ouro contribuiu para que o valor das reservas de ouro do SNB aumentasse em 8,9 mil milhões de francos em 31 de Março.
Apesar dos impressionantes resultados trimestrais, não há garantia de que o governo federal e os cantões possam esperar outra distribuição no final do ano. Devido às perdas em 2022 e 2023, o setor público não conseguiu receber uma distribuição de lucros nos últimos dois anos. O UBS estima que o SNB teria de obter pelo menos um lucro de 65 mil milhões de francos durante o ano como um todo para poder fazer uma distribuição mínima de 2 mil milhões de francos. Os economistas do UBS presumem que o franco poderá voltar a valorizar-se ao longo do ano, o que poderá influenciar o actual nível de rendimentos.