Tempos difíceis para a economia alemã: Como é que a inflação está a afectar o desenvolvimento económico?
Como informa o site Merkur.de, a economia alemã está atualmente em crise. A Alemanha é o único país industrial do G7 cuja economia irá encolher este ano. No terceiro trimestre, o produto interno bruto caiu 0,1 por cento em comparação com o trimestre anterior. Isto também é atenuado pelo aumento da inflação, que apesar de ter caído em Outubro ainda se encontra em 3,8 por cento. A inflação elevada está a exercer pressão sobre os consumidores, uma vez que preços mais elevados significam que podem pagar menos. De acordo com um inquérito realizado pelas Caixas Económicas Alemãs e pela Associação Giro, 61 por cento dos inquiridos restringiram o seu consumo nos últimos doze meses. …

Tempos difíceis para a economia alemã: Como é que a inflação está a afectar o desenvolvimento económico?
Como informa o site Merkur.de, a economia alemã está atualmente em crise. A Alemanha é o único país industrial do G7 cuja economia irá encolher este ano. No terceiro trimestre, o produto interno bruto caiu 0,1 por cento em comparação com o trimestre anterior. Isto também é atenuado pelo aumento da inflação, que apesar de ter caído em Outubro ainda se encontra em 3,8 por cento.
A inflação elevada está a exercer pressão sobre os consumidores, uma vez que preços mais elevados significam que podem pagar menos. De acordo com um inquérito realizado pelas Caixas Económicas Alemãs e pela Associação Giro, 61 por cento dos inquiridos restringiram o seu consumo nos últimos doze meses. No entanto, o consumo privado é um pilar importante da economia. Além disso, os preços elevados dos alimentos, em particular, estão a exercer pressão sobre o poder de compra das famílias.
Apesar do declínio, a inflação continuou a ser um fardo na Alemanha. Em Outubro, os preços ao consumidor situaram-se 3,8% acima do nível do ano anterior. O aumento dos preços dos alimentos, em particular, está a contribuir para isso.
O Banco Central Europeu (BCE) aumentou as taxas de juro dez vezes desde julho de 2022 para contrariar a inflação. No entanto, taxas de juro mais elevadas tornam os empréstimos mais caros e podem abrandar a procura. Para as empresas, isto significa que os investimentos financiados por dívida se tornarão mais caros, o que poderá levá-las a reconsiderar os seus investimentos. Os construtores de casas privadas e os investidores também estão a atrasar a indústria da construção.
A economia alemã orientada para a exportação sofre com a fraqueza da economia global. O comércio exterior mais fraco afeta mais a Alemanha do que outras nações. A economia global só está a recuperar lentamente das consequências da pandemia, da guerra na Ucrânia e da inflação.
No entanto, também existem aspectos positivos. O mercado de trabalho é robusto e há escassez de trabalhadores. O desemprego aumentará moderadamente este ano, mas espera-se que volte a diminuir ligeiramente nos próximos anos. O Bundesbank sublinha que a Alemanha está globalmente bem, em comparação com outros países.
Fonte: De acordo com um relatório de Merkur.de, 1º de novembro de 2023, 9h03
Leia o artigo fonte em www.merkur.de