A mobilidade partilhada está em franca expansão: mais de três milhões de utilizadores na Suíça!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Na Suíça, mais de três milhões de pessoas utilizam ofertas de mobilidade partilhada, com um forte crescimento em automóveis, bicicletas e e-scooters.

In der Schweiz nutzen über drei Millionen Menschen Shared Mobility-Angebote, mit starkem Wachstum bei Autos, Fahrrädern und E-Trottinetten.
Na Suíça, mais de três milhões de pessoas utilizam ofertas de mobilidade partilhada, com um forte crescimento em automóveis, bicicletas e e-scooters.

A mobilidade partilhada está em franca expansão: mais de três milhões de utilizadores na Suíça!

Na Suíça, o conceito de mobilidade partilhada tornou-se significativamente mais importante nos últimos anos. Mais de três milhões de clientes utilizaram uma oferta de mobilidade partilhada no ano passado, indicando uma forte procura por veículos e serviços partilhados. Alto SRF Existem atualmente cerca de 45 mil veículos partilhados, o que corresponde a um aumento de dez por cento face ao ano anterior. Oferece diversos serviços, incluindo aluguel de veículos, serviços de táxi como Uber e compartilhamento de vagas de estacionamento.

Mais de 60 empresas oferecem agora serviços de mobilidade partilhada, com um crescimento notável em todas as áreas. O mercado é particularmente dinâmico no compartilhamento de carros peer-to-peer, onde os proprietários de automóveis particulares alugam seus veículos por meio de aplicativos. Entre os fornecedores mais conhecidos está o GoMore da Dinamarca, que entrou na Suíça há três anos. A indústria não está apenas a registar um crescimento nos automóveis de passageiros, mas também em veículos menos convencionais, como autocaravanas e veículos eléctricos, que podem ser alugados a particulares.

Crescimento e popularidade da mobilidade compartilhada

Uma tendência ascendente também pode ser observada nas previsões para a mobilidade partilhada na Suíça, apesar dos desafios colocados pela pandemia corona. Também Estatista confirma que os novos fornecedores de mobilidade estão a tornar-se cada vez mais populares. As alterações fiscais nos conceitos de transporte, o aumento da consciência ambiental e o desejo de flexibilidade são factores responsáveis ​​por este crescimento.

A frota da Mobility, fornecedora líder de mercado de compartilhamento de carros, inclui 2.950 veículos em 1.540 localidades na Suíça. O volume de negócios desta empresa em 2020 foi de cerca de 75,61 milhões de francos suíços. A Mobility foi eleita o fornecedor de car sharing mais conhecido e utilizado em 2021, com cerca de 245 mil clientes.

Diferenças regionais e tendências de uso

No entanto, a distribuição regional de veículos partilhados varia. Sursee e Aarau lideram com cerca de 1,7 carros compartilhados por 1.000 residentes, enquanto Lugano tem apenas 0,3. Cidades como Thun, Winterthur e St. Gallen apresentam uma oferta abaixo da média em termos de mobilidade partilhada. Quando se trata de aluguer de bicicletas, grandes cidades como Berna são um exemplo positivo, com 1.600 bicicletas disponíveis. Publibike, fornecedora em Berna, está contribuindo para a crescente aceitação.

O compartilhamento de scooters elétricas também é popular nas cidades, sendo Zurique a região com mais ofertas. Outras cidades como Muttenz e Kloten seguem. Fornecedores conhecidos neste setor são Lime, Bolt e Voi. As scooters elétricas são cada vez mais utilizadas pelos passageiros - elas oferecem um complemento útil ao transporte público.

Previsões para o futuro

As previsões mostram que as vendas de partilha de automóveis aumentarão para cerca de 184 milhões de euros em 2025. Além disso, prevê-se que o número de utilizadores de partilha de automóveis aumente para cerca de 600.000 até 2025. Espera-se que os serviços de partilha de trotinetes elétricas tenham a taxa de crescimento mais rápida, com o número de utilizadores a duplicar para cerca de 800.000 até 2025.

No geral, mostra que a indústria da mobilidade partilhada na Suíça está num caminho de crescimento sólido, caracterizado por uma procura crescente e uma abordagem mais consciente à mobilidade.