É assim que você se beneficia da queda das taxas de juros: o que a queda da inflação significa para as famílias na Suíça
De acordo com um relatório de www.blick.ch, os suíços poderão em breve beneficiar da queda das taxas de juro devido à queda da inflação. O UBS prevê que o Banco Nacional Suíço (SNB) reduza as taxas de juro já em junho próximo, com mais dois cortes a seguir até ao final de 2024. Estas previsões têm implicações para várias áreas da economia. A queda das taxas de juro poderá ter um impacto positivo no mercado imobiliário. Com taxas de juro hipotecárias mais baratas, a compra de casas e apartamentos tornar-se-á novamente mais atractiva, o que poderá levar ao aumento dos preços imobiliários. De acordo com a previsão do Moneypark, as taxas de juro das hipotecas deverão cair significativamente até ao final do próximo ano. Isso também pode levar a aumentos de preços no varejo...

É assim que você se beneficia da queda das taxas de juros: o que a queda da inflação significa para as famílias na Suíça
De acordo com um relatório de www.blick.ch, os suíços poderão em breve beneficiar da queda das taxas de juro devido ao declínio da inflação. O UBS prevê que o Banco Nacional Suíço (SNB) reduza as taxas de juro já em junho próximo, com mais dois cortes a seguir até ao final de 2024. Estas previsões têm implicações para várias áreas da economia.
A queda das taxas de juro poderá ter um impacto positivo no mercado imobiliário. Com taxas de juro hipotecárias mais baratas, a compra de casas e apartamentos tornar-se-á novamente mais atractiva, o que poderá levar ao aumento dos preços imobiliários. De acordo com a previsão do Moneypark, as taxas de juro das hipotecas deverão cair significativamente até ao final do próximo ano. Isto também poderá abrandar os aumentos de preços no comércio retalhista, uma vez que as empresas suíças poderão não ter de fazer novos aumentos de preços para produtos importados do estrangeiro devido à tendência ascendente do franco.
Além disso, a queda das taxas de juro também poderá ter um impacto positivo nos salários reais dos trabalhadores. O UBS reduziu a sua previsão de inflação para 2024, o que significa que muitos funcionários podem esperar um pequeno aumento nos salários reais.
As últimas previsões mostram também que a queda das taxas de juro poderá contrariar os aumentos contínuos dos preços dos alugueres. Contudo, o impacto desta tendência poderá ser adiado, uma vez que a taxa de juro de referência reage lentamente aos cortes nas taxas de juro.
Globalmente, as previsões apontam para mudanças positivas em diversas áreas da economia que poderão revelar-se benéficas para as famílias e para o consumo. Contudo, a evolução exacta depende de uma variedade de factores, incluindo desenvolvimentos geopolíticos, tendências cambiais e taxas de inflação internacionais.
Leia o artigo fonte em www.blick.ch