Programa imediato: O governo está a eliminar a burocracia e a fortalecer a economia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A coligação negra-vermelha apresenta um programa imediato para fortalecer a economia alemã com benefícios fiscais e reduções na burocracia.

Die schwarz-rote Koalition präsentiert ein Sofortprogramm zur Stärkung der deutschen Wirtschaft mit Steuererleichterungen und Bürokratieabbau.
A coligação negra-vermelha apresenta um programa imediato para fortalecer a economia alemã com benefícios fiscais e reduções na burocracia.

Programa imediato: O governo está a eliminar a burocracia e a fortalecer a economia!

A coligação governamental negra e vermelha apresentou um programa abrangente e imediato para fortalecer a economia alemã. O programa centra-se na redução fiscal e na redução específica da burocracia, a fim de promover a competitividade das empresas e melhorar as condições estruturais, tais como Zeit.de relatado.

Além das medidas já anunciadas, o governo pretende acelerar os processos de aprovação e promover especificamente as indústrias de alta tecnologia. O Chanceler Friedrich Merz (CDU) enfatiza a urgência de uma ação. O vice-chanceler Lars Klingbeil (SPD) descreve a coligação como uma “coligação de facilitadores” que pretende implementar rapidamente as medidas necessárias para fortalecer a economia.

Medidas e metas importantes

Os aspectos centrais do programa incluem, entre outras coisas, melhores opções de depreciação fiscal para as empresas. O objetivo é promover a inovação e criar incentivos ao investimento sem aumentar impostos. Uma redução do imposto sobre o rendimento para os pequenos e médios rendimentos a meio da legislatura, bem como uma rápida redução do imposto sobre a electricidade estão firmemente ancoradas no acordo de coligação. Empresas e consumidores serão isentos de pelo menos cinco centavos por quilowatt-hora, relata KPMG.de.

Outro objectivo é implementar um reforço do investimento com uma depreciação decrescente de 30% nos investimentos em equipamentos nos anos 2025 a 2027. A longo prazo, está planeada uma redução da taxa de imposto sobre as sociedades de 15% para 10% até 2028 em cinco etapas. Estas medidas destinam-se a ajudar a manter a Alemanha competitiva internacionalmente.

Outras iniciativas e planejamento

As leis que já foram aprovadas incluem, entre outras coisas, regulamentos para limitar a migração e acelerar a expansão da banda larga. A coligação também anunciou um pacote abrangente de pensões que, entre outras coisas, assegura a pensão da mãe e se destina a garantir um nível de pensão de 48% do rendimento médio.

Investimentos adicionais na economia deverão ser feitos com um fundo especial financiado por empréstimos de 500 mil milhões de euros. Os representantes empresariais saúdam o ritmo do governo, dada a actual recessão económica, prevendo-se que o produto interno bruto estagnou este ano.

O alívio e os incentivos planeados tiveram uma resposta positiva. No entanto, as associações empresariais manifestam preocupações, uma vez que os elevados custos da energia, os impostos e os longos processos de aprovação continuam a colocar desafios à competitividade. O governo pretende dar um contributo significativo para aliviar a carga sobre as empresas através de leis anuais de redução da burocracia e da redução dos custos burocráticos em 25%.