Sol e economia de eletricidade: um milhão de usinas de varanda na Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 16 de junho de 2025, as centrais elétricas de varanda na Alemanha registam um crescimento sustentado, beneficiando do tempo ensolarado e dos elevados preços da eletricidade.

Am 16.06.2025 zeigen Balkonkraftwerke in Deutschland einen anhaltenden Boom, profitieren von sonnigem Wetter und hohen Strompreisen.
Em 16 de junho de 2025, as centrais elétricas de varanda na Alemanha registam um crescimento sustentado, beneficiando do tempo ensolarado e dos elevados preços da eletricidade.

Sol e economia de eletricidade: um milhão de usinas de varanda na Alemanha!

Quando o tempo está ensolarado, muitas pessoas aproveitam a natureza, seja visitando piscinas externas, nadando em lagos ou fazendo passeios de bicicleta. Mas não são apenas as atividades de lazer que se beneficiam do clima agradável: os proprietários de usinas de varanda também podem aproveitar os raios solares. Atualmente, estima-se que já existam cerca de um milhão destes pequenos sistemas solares na Alemanha, que fornecem eletricidade à rede doméstica através de uma tomada quando o sol está brilhando. Este desenvolvimento foi por rádio um retomado e mostra o boom ininterrupto das usinas de varanda.

Usinas de varanda, geralmente montadas em varandas, têm uma carga conectada de até 800 watts. A eletricidade gerada é alimentada através de uma tomada padrão. A economia na compra de energia elétrica é a principal motivação dos usuários. No entanto, o excedente que é alimentado na rede pública é faturado sem tarifa feed-in. A Associação Alemã da Indústria Solar (BSW) relata que o número de usinas de varanda praticamente dobrou em um ano. Meio milhão já foi ultrapassado no início de junho de 2024.

Popularidade crescente

A popularidade das centrais eléctricas de varanda tem a sua origem no aumento dos preços da electricidade após o início da guerra na Ucrânia. Muitas famílias procuram formas de reduzir os seus custos de energia e a instalação destes pequenos sistemas solares é uma solução atractiva para muitas pessoas. As regulamentações do antigo governo federal simplificaram ainda mais o acesso e o uso das usinas de varanda, contribuindo para o aumento da instalação.

O BSW até informou que o milionésimo dispositivo solar plug-in já está em operação. Os números do registo de dados mestre de mercado mostram que cerca de 975.583 sistemas estão ativos, dos quais cerca de 20.000 foram encerrados. No entanto, deve-se notar que estes números ficam aquém do número real de centrais eléctricas de varanda em operação.

Vantagens e rentabilidade

Os investimentos nestes pequenos sistemas solares geralmente se pagam após alguns anos. No entanto, a rentabilidade varia dependendo do custo, localização e consumo individual de eletricidade. Hermann-Josef Tenhagen, editor-chefe do Finanztip.de, oferece informações abrangentes sobre isso. Um fator positivo é que os preços dos sistemas solares caíram nos últimos anos.

Embora a participação das centrais de varanda na produção de eletricidade a nível nacional seja pequena - com uma potência instalada máxima de cerca de 0,9 gigawatts - ainda representam um contributo importante para a transição energética e a utilização de energias renováveis. No geral, todos os sistemas solares na Alemanha têm uma produção mais de cem vezes superior, o que sublinha a relevância e a história de sucesso da energia solar na Alemanha.