Contribuições sociais: Toda a família está ameaçada pelo aumento dos custos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A economia alerta para uma economia estagnada e um aumento das contribuições sociais em 2025. As previsões para as companhias de seguros de saúde são críticas.

Wirtschaftsweise warnen vor stagnierender Wirtschaft und steigenden Sozialbeiträgen 2025. Prognosen für Krankenkassen kritisch.
A economia alerta para uma economia estagnada e um aumento das contribuições sociais em 2025. As previsões para as companhias de seguros de saúde são críticas.

Contribuições sociais: Toda a família está ameaçada pelo aumento dos custos!

No seu mais recente relatório da primavera, datado de 21 de maio de 2025, os economistas fizeram uma previsão sombria para a evolução dos seguros de saúde e dos custos de cuidados de saúde na Alemanha. Assim, prevê-se um aumento significativo das contribuições sociais em 2025, com estas a aumentarem mais rapidamente do que os ordenados e vencimentos brutos. Isto é causado principalmente pelo aumento das contribuições para seguros e cuidados de saúde.

No início de 2025, a taxa de contribuição para o seguro social foi aumentada em 0,4 pontos percentuais. Ao mesmo tempo, a maioria das companhias de seguros de saúde aumentou as suas contribuições em média 0,8 pontos percentuais. Isto significa que as contribuições para o seguro de saúde na Alemanha estão a tornar-se mais caras. A taxa geral de contribuição permanece em 14,6% do rendimento bruto, enquanto as contribuições adicionais aumentaram para uma média de 2,9%.

Encargos orçamentais e necessidade de reforma

Um sinal alarmante da estabilidade financeira das companhias estatutárias de seguros de saúde é o défice de 6,2 mil milhões de euros que as instituições registaram em 2024. Para estabilizar os fundos de saúde, o governo federal foi forçado a fornecer 800 milhões de euros. Doris Pfeiffer, presidente do seguro de saúde legal (GKV), alerta para um possível “tsunami de contribuições” se reformas fundamentais não forem implementadas.

Martin Werding revela o escopo orçamentário limitado. O economista da saúde Wasem espera que as contribuições para o seguro de saúde aumentem cerca de 0,2 pontos percentuais nos próximos dois anos se não forem tomadas medidas de reforma. A contribuição da enfermagem também continuará a aumentar, especialmente devido à evolução demográfica e aos aumentos salariais do pessoal de enfermagem. A contribuição para cuidados será aumentada para 3,6 por cento para segurados com um filho, enquanto aqueles sem filhos devem esperar uma contribuição de 4,2 por cento.

Estresse de longo prazo para os funcionários

O instituto de investigação IGES prevê que o peso das contribuições para a segurança social aumentará para 49 por cento nos próximos dez anos, a menos que sejam tomadas contramedidas. A carga actual ronda actualmente os 42 por cento do rendimento bruto. Muitos especialistas vêem isto como um obstáculo para a economia alemã, especialmente à luz do controverso acordo de coligação entre a União e o SPD, que é criticado como inadequado.

Dittrich, da Associação Central de Artesanato Alemão, pede uma repensação e um maior controle dos custos nos sistemas de seguridade social. Ele apela para que não se coloque o encargo financeiro apenas sobre a geração mais jovem. O posicionamento pouco claro dos parceiros da coligação no que diz respeito às reformas necessárias aumenta a incerteza no mercado e entre a população.

O clima permanece tenso; Embora se espere um ligeiro crescimento económico de 1,0 por cento para 2026, o conflito comercial, particularmente causado por Donald Trump, é visto como um factor negativo para as perspectivas económicas.

Para obter mais informações sobre as expectativas de negócios e os desafios futuros, dê uma olhada nos relatórios de Padre de e Funk alemã.