Colheita de espargos em Brandemburgo: Será que o clássico popular está em falta?
Colheita de espargos em Brandemburgo: As preocupações com uma colheita mais escassa, a elevada procura e a mudança de hábitos de consumo estão a moldar a época de 2025.

Colheita de espargos em Brandemburgo: Será que o clássico popular está em falta?
Em Brandemburgo, a época dos espargos vai até 24 de junho, com a colheita sazonal a começar oficialmente em 10 de abril. Maio foi mais fresco do que o normal este ano, com a falta de tempo e chuvas levantando preocupações de que a colheita poderia ser mais apertada. Jürgen Jakobs, presidente da Beelitz Asparagus Association, expressou a sua preocupação com a redução da oferta de espargos. No entanto, a procura de espargos locais nas bancas e nos restaurantes é encorajadoramente boa. O preço dos espargos Beelitz é atualmente de 10 a 12 euros por quilo, o que é mais barato do que na mesma época do ano passado, durante a colheita de 2024.
Uma pesquisa mostra que um em cada quatro adultos na Alemanha não gosta de aspargos brancos recém cozidos. Aparentemente, os espargos já não têm a mesma popularidade de antes, especialmente entre a geração mais jovem com menos de 24 anos. Ao mesmo tempo, a procura de espargos já descascados e embalados e de espargos verdes está a aumentar, indicando uma mudança nas preferências dos consumidores.
Desafios e perspectivas para o setor
A área cultivada em torno de Beelitz diminuiu um terço, para cerca de 1.200 hectares, desde 2018. Jakobs considera este declínio preocupante, embora não espere qualquer redução adicional na área plantada. A indústria também critica o possível aumento do salário mínimo para os trabalhadores sazonais, pois isso poderia implicar custos adicionais para os agricultores.
No ano passado, foi registrada uma colheita de 20.200 toneladas de aspargos em Brandemburgo, 2.000 toneladas a menos que no ano anterior. Em contrapartida, os produtores de espargos em Brandeburgo estão actualmente a viver uma época mais positiva em comparação com as perdas comerciais do ano passado. Jakobs está optimista e diz que a elevada procura de vegetais locais levou a uma boa época. No início de Abril, os agricultores ainda estavam cautelosamente optimistas, mas agora, no final da época dos espargos, a confiança prevalece.
Beelitz e as importantes regiões de crescimento
Beelitz (Potsdam-Mittelmark) continua a ser a maior área de cultivo em Brandemburgo, com uma área de cerca de 1.500 hectares. Na melhor das hipóteses, a área cultivada girava em torno de 2.000 hectares. Além de Beelitz, os distritos de Oderhavel, Spree-Neiße e Havelland também desempenham um papel importante no cultivo de espargos. Brandemburgo não é, portanto, apenas a maior área da Alemanha Oriental, mas também uma das mais importantes áreas de cultivo de espargos na Alemanha.