Os preços dos combustíveis estão em queda livre: o que isso significa para a sua carteira?
Evolução actual dos preços dos combustíveis: Como a queda dos preços do petróleo e as decisões da OPEP afectam os preços dos postos de gasolina.

Os preços dos combustíveis estão em queda livre: o que isso significa para a sua carteira?
Os preços da gasolina e do gasóleo na Alemanha têm caído continuamente durante várias semanas, inclusive no período que antecedeu as férias. O preço médio do Super E10 é atualmente de 1,67 euros por litro, um bom cêntimo menos que na semana anterior. O gasóleo custa atualmente 1,55 euros por litro, quase dois cêntimos menos do que antes. Esta evolução representa o terceiro mês consecutivo de preços mais baixos dos combustíveis Mundo relatado. Os preços da gasolina premium foram mais baixos pela última vez em dezembro de 2024, enquanto o diesel foi mais barato pela última vez em setembro de 2022.
A queda dos preços deve-se em parte às decisões da OPEP, que estabeleceu novos níveis de produção de petróleo. A partir de julho de 2025, serão produzidos diariamente mais 411 mil barris. O preço do barril de petróleo bruto Brent é atualmente de US$ 64, que caiu um dólar. Este aumento na produção de petróleo resultará numa maior oferta, enquanto a procura poderá estagnar em muitos países desenvolvidos. Além disso, o valor do euro aumentou em relação ao dólar, o que também ajuda a estabilizar e reduzir os preços dos combustíveis.
Situação do mercado e exigências do consumidor
Apesar da evolução positiva dos preços para os consumidores, o ADAC critica que as reduções de preços não são suficientes, especialmente em comparação com os preços estáveis do petróleo e o aumento do valor do euro. O Federal Cartel Office, no entanto, não vê razão para intervir. As flutuações nos preços do petróleo bruto estão estreitamente relacionadas com a evolução política e económica, como as tarifas dos EUA, o conflito no Irão, o conflito Israel-Hamas e a guerra na Ucrânia.
A diferença de preço entre o gasóleo e a gasolina premium ronda atualmente os 12 cêntimos a favor do gasóleo. Esta diferença é causada pelo imposto sobre o gasóleo significativamente inferior face ao imposto sobre a gasolina, com uma diferença de cerca de 18 cêntimos.
Compare preços: uma olhada nos países vizinhos
Os consumidores também têm motivos para ficar felizes quando comparam preços em diferentes postos de gasolina. Horário de reabastecimento entre as 18h e as 18h. e 20h são particularmente baratos, enquanto os preços mais elevados podem ser encontrados nas primeiras horas da manhã. Os motoristas têm de pagar até 40 cêntimos a mais nos postos de gasolina nas autoestradas do que nos postos vizinhos. Uma olhada além-fronteiras mostra que o combustível também é mais barato nos países vizinhos: no Luxemburgo, por exemplo, a gasolina premium custa cerca de 18 cêntimos menos do que na Alemanha, enquanto o gasóleo é 15 cêntimos mais barato. Também na Áustria o preço da gasolina premium é 22 cêntimos mais baixo e do gasóleo 6 cêntimos mais baixo do que na Alemanha. Na Polónia a diferença de preço chega a 35 cêntimos para a gasolina premium e 18 cêntimos para o gasóleo.
Existe um certo grau de incerteza em torno da evolução do mercado petrolífero mundial. A OPEP+ concordou em aumentar a produção de petróleo a partir de 1 de abril de 2025 para satisfazer a procura global. Espera-se que os preços do petróleo Brent possam ficar ainda mais pressionados devido ao aumento da oferta. No entanto, a “época de condução” tradicionalmente positiva na Primavera também poderá resultar num aumento dos preços nos postos de gasolina nos próximos meses, enquanto os especialistas prevêem um preço global do petróleo estável para 2025.
Em resumo, as novas tendências de preços nos postos de gasolina mostram que o mercado de combustíveis é influenciado por muitos fatores, desde a evolução geopolítica até ao comportamento do consumidor. Os próximos meses mostrarão se a situação atual dos preços permanece estável ou muda.