Títulos governamentais versus ações: Especialistas financeiros discutem o retorno dos investimentos com juros fixos e o impacto no mercado de taxas de juros.
De acordo com um relatório de www.t-online.de, a maré no mercado financeiro está a virar a favor dos títulos do governo. Nos últimos anos, considerou-se que os investidores não tinham alternativa às acções, mas agora os títulos de juro fixo estão novamente a tornar-se mais atractivos. Esta tendência pode impactar potencialmente todo o mercado financeiro. A evolução actual mostra que as obrigações estão novamente a tornar-se atractivas. Nos EUA, em particular, os rendimentos das obrigações governamentais subiram para um nível que reflecte as taxas de juro reais. Isto poderia encorajar os investidores a investir mais em títulos de dívida pública e, assim, aliviar a pressão sobre o mercado bolsista. Se esta tendência continuar, as moedas das economias com classificações de crédito mais elevadas também poderão tornar-se mais atrativas...

Títulos governamentais versus ações: Especialistas financeiros discutem o retorno dos investimentos com juros fixos e o impacto no mercado de taxas de juros.
De acordo com um relatório de www.t-online.de, a maré no mercado financeiro está a virar a favor dos títulos do governo. Nos últimos anos, considerou-se que os investidores não tinham alternativa às acções, mas agora os títulos de juro fixo estão novamente a tornar-se mais atractivos. Esta tendência pode impactar potencialmente todo o mercado financeiro.
A evolução actual mostra que as obrigações estão novamente a tornar-se atractivas. Nos EUA, em particular, os rendimentos das obrigações governamentais subiram para um nível que reflecte as taxas de juro reais. Isto poderia encorajar os investidores a investir mais em títulos de dívida pública e, assim, aliviar a pressão sobre o mercado bolsista. Se esta tendência continuar, as moedas das economias com notações de crédito mais elevadas também poderão tornar-se mais atractivas.
Além disso, a evolução do mercado de taxas de juro poderá também ter impacto no mercado bolsista. Na Alemanha, por exemplo, a compra de obrigações em 2022 foi um desastre, que se reflectiu numa queda acentuada do índice de obrigações alemãs (Rex). As previsões de redução das taxas de juro para 2024 também poderão influenciar o mercado obrigacionista.
Nos EUA, um aumento de empresas com más classificações de crédito já levou a uma mudança nos cartões. Isto também poderia ter um impacto no mercado financeiro internacional.
Resta saber se a tendência para títulos públicos continuará e como isso afetará todo o mercado financeiro, especialmente o mercado de ações. Em qualquer caso, a evolução do mercado de taxas de juro poderá ser de grande interesse para investidores e especialistas financeiros.
Leia o artigo fonte em www.t-online.de