Aumento mais forte na produção alemã em um ano

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A produção alemã regista o aumento mais forte num ano. Indústria, construção e fornecedores de energia em crescimento. Um vislumbre de esperança para a economia alemã.

Deutsche Produktion verzeichnet stärksten Anstieg seit einem Jahr. Industrie, Bau und Energieversorger mit Wachstum. Ein Hoffnungsschimmer für die deutsche Wirtschaft.
A produção alemã regista o aumento mais forte num ano. Indústria, construção e fornecedores de energia em crescimento. Um vislumbre de esperança para a economia alemã.

Aumento mais forte na produção alemã em um ano

A produção alemã nos sectores industrial, de construção e de fornecimento de energia registou em Janeiro o aumento mais forte em mais de um ano. De acordo com o Departamento Federal de Estatística, a produção total aumentou 2,1% em relação ao mês anterior. Esta evolução sinaliza um possível fim da recessão na Alemanha e é vista como positiva pelos economistas.

O Ministério Federal da Economia comentou o aumento da produção como um sinal de uma gradual recuperação económica. Os primeiros indicadores, como as novas encomendas no sector industrial e o clima empresarial do Ifo, já apontavam para desenvolvimentos positivos. Esta recuperação também é vista de forma positiva pelos economistas.

A indústria automóvel em particular registou um aumento significativo da produção com um aumento de 5,7 por cento e a indústria química com um aumento de 4,6 por cento. Em contrapartida, a produção na engenharia mecânica foi reduzida em 1,0 por cento. A indústria da construção registou também um aumento de 7,9 por cento, enquanto a produção de energia registou uma queda de 6,5 por cento.

As exportações da Alemanha, no entanto, registaram um declínio surpreendente de 2,0 por cento, para 132,9 mil milhões de euros em Fevereiro, devido à diminuição da procura por parte da Europa e da China. Em Janeiro, porém, as exportações aumentaram 6,3 por cento. As importações subiram inesperadamente 3,2% pelo segundo mês consecutivo. Contudo, as expectativas positivas de exportação em Março indicam uma possível recuperação na indústria de exportação alemã e dão aos especialistas esperança num melhor desenvolvimento. As perspectivas para o comércio mundial sugeriam que as exportações alemãs poderiam beneficiar disto.