Espera-se uma inflação fortemente flutuante: o Bundesbank prevê altos e baixos na taxa de inflação
O Bundesbank prevê fortes flutuações na taxa de inflação alemã. Saiba mais sobre os desenvolvimentos atuais - Leia agora! 📈 #Bundesbank #Inflação #Alemanha #BCE #CrescimentoEconómico

Espera-se uma inflação fortemente flutuante: o Bundesbank prevê altos e baixos na taxa de inflação
O Bundesbank espera que os consumidores na Alemanha sejam confrontados com uma inflação altamente flutuante nos próximos meses. Em Abril, a taxa de inflação deverá diminuir temporariamente em relação ao ano passado devido ao início da Páscoa. Isto dever-se-á, em particular, à falta de um aumento significativo dos preços dos serviços de viagens. Em Maio, contudo, a taxa poderá aumentar novamente para cerca de 3 por cento, uma vez que a introdução do bilhete para a Alemanha no ano anterior atenuou o nível de preços.
Além destes efeitos de base estatística, espera-se que a taxa de inflação seja impulsionada pelo aumento dos preços do petróleo e pela continuação do forte crescimento salarial. Em Março, a taxa de inflação alemã foi de 2,3 por cento, um pouco acima do nível-alvo do Banco Central Europeu (BCE) de 2 por cento para toda a área do euro. A previsão do Bundesbank sugere que haverá altos e baixos na inflação num futuro próximo, coincidindo com um possível corte da taxa de juro por parte do BCE.
O Deutsche Bundesbank informa que, apesar de alguns sinais positivos, a economia alemã ainda não indica uma recuperação duradoura. Embora haja sinais de ligeira melhoria, uma recuperação sustentada permanece incerta. A produção industrial aumentou em algumas áreas, apoiada pelo aumento das exportações de bens. Contudo, factores adversos como o aumento dos custos de financiamento e a incerteza política continuarão a influenciar a actividade de investimento das empresas. Embora o humor das empresas tenha melhorado, as famílias mostram moderação nos seus gastos de consumo, apesar do aumento dos salários e da queda das taxas de inflação.