Aumento das expectativas de inflação: um problema para o BCE, segundo especialistas financeiros
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, a inflação na zona euro caiu nos últimos meses, mas os consumidores esperam que a inflação volte a subir nos próximos meses. O aumento das expectativas de inflação é um problema para o Banco Central Europeu (BCE), pois leva ao aumento dos preços e a uma “profecia auto-realizável”. As expectativas de inflação dos consumidores da zona euro para os próximos 12 meses aumentaram de 3,5% para 4%, de acordo com um inquérito mensal do BCE. Isto deverá encorajar o BCE nos seus esforços para manter as taxas de juro elevadas durante um período de tempo mais longo. A inflação na zona euro situou-se em 2,9% em Outubro, após...

Aumento das expectativas de inflação: um problema para o BCE, segundo especialistas financeiros
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de,
A inflação na zona euro caiu nos últimos meses, mas os consumidores esperam que a inflação volte a subir nos próximos meses. O aumento das expectativas de inflação é um problema para o Banco Central Europeu (BCE), pois leva ao aumento dos preços e a uma “profecia auto-realizável”.
As expectativas de inflação dos consumidores da zona euro para os próximos 12 meses aumentaram de 3,5% para 4%, de acordo com um inquérito mensal do BCE. Isto deverá encorajar o BCE nos seus esforços para manter as taxas de juro elevadas durante um período de tempo mais longo.
A inflação na zona euro foi de 2,9% em Outubro, depois de anteriormente ter ultrapassado os 5%. O valor-alvo do BCE é de 2%. O aumento das expectativas de inflação poderá influenciar as taxas de juro e afectar as decisões de política monetária do BCE.
Além das expectativas de inflação, também aumentaram as expectativas para a taxa de desemprego e as taxas de hipotecas. O aumento das expectativas poderá afectar a estabilidade económica da zona euro e poderá levar a uma maior relutância por parte do BCE em cortar as taxas de juro.
Espera-se que o BCE permaneça vigilante e ajuste a sua política monetária às expectativas de inflação mais elevada e a outros indicadores económicos. Resta saber se a economia da zona euro conseguirá uma “aterragem suave” e se a inflação irá aumentar novamente no futuro.
O aumento das expectativas de inflação também poderá ter impacto nas decisões de investimento e no comportamento do consumidor, o que, por sua vez, poderá ter impacto na indústria financeira e no mercado. É importante acompanhar de perto a evolução do mercado e adaptar os conselhos de investimento estratégico em conformidade.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de