O aumento dos preços e a relutância na compra estão ofuscando o negócio do Natal – especialistas financeiros alertam sobre possíveis efeitos
De acordo com reportagem do www.br.de, o varejo enfrenta desafios na próxima época de Natal. O aumento dos preços devido à inflação e a contínua relutância dos consumidores em comprar levaram a uma previsão bastante pessimista por parte da associação comercial. O impacto negativo da Black Friday nas compras de fim de ano também está a ser debatido, uma vez que os consumidores podem não estar dispostos a poupar e os retalhistas esperam pouco crescimento nas vendas. As previsões da Associação Comercial da Baviera mencionadas no artigo indicam que o negócio do Natal deverá diminuir cinco por cento este ano. Isso reflete as preocupações que os varejistas têm sobre a relutância de...

O aumento dos preços e a relutância na compra estão ofuscando o negócio do Natal – especialistas financeiros alertam sobre possíveis efeitos
De acordo com um relatório de www.br.de, os varejistas estão enfrentando desafios no próximo negócio de Natal. O aumento dos preços devido à inflação e a contínua relutância dos consumidores em comprar levaram a uma previsão bastante pessimista por parte da associação comercial. O impacto negativo da Black Friday nas compras de fim de ano também está a ser debatido, uma vez que os consumidores podem não estar dispostos a poupar e os retalhistas esperam pouco crescimento nas vendas.
As previsões da Associação Comercial da Baviera mencionadas no artigo indicam que o negócio do Natal deverá diminuir cinco por cento este ano. Isto reflete as preocupações do varejo sobre a relutância do consumidor em comprar devido à alta inflação e aos custos de energia.
Os exemplos dados de clientes que não aumentam os seus gastos apesar do aumento dos preços ilustram o comportamento cauteloso dos consumidores. Isto poderia levar à redução da procura por produtos mais caros e impactar negativamente as vendas no varejo.
A posição crítica da associação comercial em relação à Black Friday e à Cyber Monday mostra que estas promoções podem não proporcionar os aumentos de vendas esperados, uma vez que os consumidores retêm o seu dinheiro. Isso pode fazer com que os varejistas reduzam suas expectativas de vendas para esses dias promocionais.
Tendo em conta estes factores, é provável que este ano os consumidores recorram cada vez mais a vouchers e dinheiro como presentes, em vez de comprarem produtos caros. Isto pode levar a um declínio nas vendas de determinadas categorias de produtos, enquanto os cartões-presente e o dinheiro se tornam mais importantes.
Leia o artigo fonte em www.br.de