Aumento de impostos na indústria da restauração: Como é que o regresso à taxa integral de IVA afeta os preços?
De acordo com um relatório de www.badische-zeitung.de, a taxa de IVA sobre alimentos em restaurantes aumentará de 7% para a taxa normal de 19% a partir de 1 de janeiro de 2023. Isto levanta a questão para muitos donos de restaurantes sobre se e em que medida irão repassar o aumento de preços aos seus clientes. Ingrid Hartges, gerente geral da Associação Alemã de Hotéis e Restaurantes (Dehoga), enfatiza que a maioria das empresas será forçada a aumentar os preços porque não tem margem para custos adicionais. A indústria recebeu alívio financeiro devido à redução temporária da taxa de IVA durante a crise da Corona. No entanto, isso tem…

Aumento de impostos na indústria da restauração: Como é que o regresso à taxa integral de IVA afeta os preços?
De acordo com um relatório de www.badische-zeitung.de, a taxa de IVA sobre os alimentos nos restaurantes aumentará de 7 por cento para a taxa normal de 19 por cento a partir de 1 de Janeiro de 2023. Isto levanta a questão para muitos donos de restaurantes sobre se e em que medida irão repercutir o aumento de preços nos seus clientes. Ingrid Hartges, gerente geral da Associação Alemã de Hotéis e Restaurantes (Dehoga), enfatiza que a maioria das empresas será forçada a aumentar os preços porque não tem margem para custos adicionais.
A indústria recebeu alívio financeiro devido à redução temporária da taxa de IVA durante a crise da Corona. No entanto, isto significou que os custos para o governo federal foram de 3,4 mil milhões de euros anuais. Com a isenção expirando no final de 2023, espera-se que os preços dos alimentos nos restaurantes aumentem, o que poderá levar a mudanças no comportamento dos hóspedes.
A rede de churrascarias Blockhouse planeja implementar o aumento de preços no dia 13 de janeiro e repassar apenas sete pontos percentuais. A rede de pizzarias L'Osteria está planejando um aumento escalonado de preços, dependendo do comportamento de compra regional. O instituto de sondagens Yougov informa que 69 por cento dos inquiridos rejeitam o aumento dos impostos e muitos deles dizem que querem comer fora com menos frequência.
A nova taxa de imposto também é bem recebida por economistas como Oliver Holtemöller e Friedrich Heinemann, que assumem que não é função dos políticos favorecer a indústria da restauração. Eles também consideram o alívio fiscal contraproducente em termos de política social. De acordo com o Serviço Federal de Estatística, os preços dos serviços de restauração aumentaram 20,3 por cento, apesar da redução temporária, enquanto os preços dos alimentos aumentaram 29,3 por cento.
Este regresso à taxa normal de IVA de 19 por cento deverá ter um impacto no mercado e no sector financeiro. Espera-se que a indústria da restauração aumente os seus preços para compensar a carga fiscal adicional. Isto poderia levar a um declínio nas visitas a restaurantes e a mudanças no comportamento de compra do consumidor. No geral, resta saber como a indústria da restauração reagirá a esta mudança fiscal e como as condições de mercado mudarão como resultado.
Leia o artigo original em www.badische-zeitung.de