Estimativa fiscal: Especialistas financeiros corrigem expectativas para 2024 – pouco alívio para o orçamento federal
De acordo com uma estimativa inicial de impostos federais, a receita tributária é ligeiramente superior ao esperado. O Ministro Federal das Finanças descreveu os números como “preocupantes”. O escopo financeiro dos governos federal, estadual e local permanece restrito. Isto dificilmente significa qualquer alívio para o orçamento do Ministro das Finanças, Christian Lindner. No geral, os estimadores fiscais esperam receitas de 964,1 mil milhões de euros para 2024. De acordo com a Câmara de Comércio e Indústria Alemã, os tempos em que as coisas recuperaram automaticamente após as crises económicas terminaram. A principal razão para a crise ainda reside na guerra da Rússia contra a Ucrânia: as consequências da crise dos preços da energia, as taxas de juro elevadas e uma economia global fraca andam de mãos dadas. Especialistas...

Estimativa fiscal: Especialistas financeiros corrigem expectativas para 2024 – pouco alívio para o orçamento federal
De acordo com uma estimativa inicial de impostos federais, a receita tributária é ligeiramente superior ao esperado. O Ministro Federal das Finanças descreveu os números como “preocupantes”. O escopo financeiro dos governos federal, estadual e local permanece restrito. Isto dificilmente significa qualquer alívio para o orçamento do Ministro das Finanças, Christian Lindner. No geral, os estimadores fiscais esperam receitas de 964,1 mil milhões de euros para 2024. De acordo com a Câmara de Comércio e Indústria Alemã, os tempos em que as coisas recuperaram automaticamente após as crises económicas terminaram. A principal razão para a crise ainda reside na guerra da Rússia contra a Ucrânia: as consequências da crise dos preços da energia, as taxas de juro elevadas e uma economia global fraca andam de mãos dadas.
Os especialistas estão a corrigir a estimativa para o período até 2027. Isto está muito longe das elevadas taxas de crescimento dos anos anteriores, quando os políticos orçamentais ainda eram capazes de distribuir milhares de milhões regularmente. O estado pode se beneficiar da alta inflação. Quanto mais altos os preços, mais impostos os governos federal, estaduais e locais arrecadam. De acordo com a previsão, as receitas fiscais ultrapassarão um bilião de euros pela primeira vez em 2025.
A previsão dos estimadores de impostos é uma base importante para as discussões finais sobre o orçamento federal de 2024. De acordo com os cálculos dos estimadores fiscais, o governo federal e o Bundestag podem agora planear pelo menos 3,8 mil milhões de euros a mais do que na primavera. Em comparação, o governo federal pode se beneficiar significativamente mais do que estados e municípios. No entanto, não há novas possibilidades de distribuição, enfatizou Lindner ao apresentar os números. É importante definir prioridades com sabedoria e tomar decisões ousadas ao planear despesas.
Recentemente, tem havido muitos pedidos de despesas adicionais, especialmente para alívio dos cidadãos e das empresas devido à inflação e à energia cara. A questão de saber se o IVA sobre os alimentos nos restaurantes permanecerá permanentemente reduzido e se novos fundos serão destinados ao salvamento marítimo no Mediterrâneo deve ser decidida pelo Bundestag. Lindner está a seguir um caminho de austeridade duro e exigiu um caminho de austeridade duro dos ministros. O travão à dívida ancorado na Lei Básica deve ser novamente respeitado; aumentos de impostos estão fora de questão. Aqui, no entanto, a economia fraca poderia abrir espaço para gastos e permitir baixos níveis de endividamento. Na Primavera, Lindner ainda planeava ter 16,6 mil milhões de euros em dívidas, mas agora é provável que sejam mais alguns mil milhões.
De acordo com um relatório de www.t-online.de
Leia o artigo fonte em www.t-online.de