Preços da eletricidade e do gás natural sobem devido à invasão russa – especialista financeiro analisa a situação atual.
Este artigo foi publicado originalmente em inglês Os preços da eletricidade e do gás natural aumentaram acentuadamente após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. No primeiro semestre de 2023, os preços da eletricidade para residências particulares na UE atingiram um máximo de 28,9 euros por 100 kWh. Os preços do gás natural também subiram para 11,9 euros por 100 kWh, que são os preços mais elevados registados pelo Eurostat até à data. Desde então, os preços antes de impostos caíram novamente, mas o apoio às famílias em alguns países foi congelado, levando a preços mais elevados no consumidor. A UE aumentou o fornecimento de energia...

Preços da eletricidade e do gás natural sobem devido à invasão russa – especialista financeiro analisa a situação atual.
Os preços da electricidade e do gás natural aumentaram acentuadamente após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. No primeiro semestre de 2023, os preços da electricidade para os agregados familiares na UE atingiram um máximo de 28,9 euros por 100 kWh. Os preços do gás natural também subiram para 11,9 euros por 100 kWh, que são os preços mais elevados registados pelo Eurostat até à data. Desde então, os preços antes de impostos caíram novamente, mas o apoio às famílias em alguns países foi congelado, levando a preços mais elevados no consumidor. A UE substituiu em grande parte o fornecimento de energia proveniente da Rússia e parece estar mais bem preparada para o inverno. No entanto, os preços e os impactos variam entre os países da UE. Os preços de eletricidade mais baixos foram registados na Bulgária (11,4 euros por 100 kWh) e os mais elevados nos Países Baixos (47,5 euros por 100 kWh). No que diz respeito aos preços do gás, a Hungria (3,4 euros por 100 kWh) estava no nível mais baixo e os Países Baixos (24,8 euros por 100 kWh) estavam no nível mais alto. Globalmente, os preços da eletricidade aumentaram em 22 países da UE e os preços do gás aumentaram em 20 dos 24 Estados-Membros. Os Países Baixos registaram o maior aumento nos preços da eletricidade, quase 1000% em comparação com o ano passado. As importações de energia da UE provenientes da Rússia caíram drasticamente, uma vez que a percentagem de importações de gás natural provenientes da Rússia caiu para apenas 12%, contra quase 50% no ano passado. Resta saber se a recente eclosão da guerra entre Israel e o Hamas terá um impacto semelhante no abastecimento e nos preços da energia na Europa.
Fonte: De acordo com relatório da en.euronews.com
Leia o artigo fonte em de.euronews.com