Crise elétrica no Equador: governo declara estado de emergência
O governo do Equador declara estado de emergência devido à falta de energia, impõe racionamento de energia e concede aos trabalhadores um fim de semana prolongado. Saiba mais sobre a crise energética do país e seu impacto. #Equador #CriseEnergia #AçãoGovernamental

Crise elétrica no Equador: governo declara estado de emergência
O governo do Equador declarou estado de emergência devido à falta de energia. Para racionar a energia, a energia elétrica é desligada por várias horas em diversas regiões do país sul-americano. Além disso, quinta e sexta-feira foram declaradas dias não úteis por decreto. O presidente Daniel Noboa demitiu o ministro da Energia, Andrea Arrobo, e vários outros funcionários em meio a acusações de que ocultaram a verdadeira extensão da crise energética.
A seca aguda levou a níveis de água historicamente baixos nos reservatórios da região. O Equador obtém 78 por cento da sua electricidade a partir da energia hidroeléctrica. Além disso, a Colômbia deixou de exportar eletricidade para o Equador porque o país vizinho também enfrenta escassez devido à seca. O novo ministro interino da Energia, Roberto Luque, enfatizou que não existe uma solução fácil e de curto prazo para a situação. Segundo os especialistas, tem havido uma falha no investimento adequado no sector da energia nos últimos anos.