Análise do preço da eletricidade: exportações líquidas e seu impacto no preço
Análise das exportações e importações de eletricidade da Alemanha na 14ª semana de 2024. Descubra as conexões entre os preços e a geração de eletricidade em ACHGUT.COM.

Análise do preço da eletricidade: exportações líquidas e seu impacto no preço
A análise da semana 14 de 2024 mostra que as fases de preços baixos e negativos no comércio de eletricidade na Alemanha estão sempre correlacionadas com as exportações líquidas para outros países europeus. Isto significa que os preços caem quando a Alemanha exporta eletricidade e aumentam quando são feitas importações. Um aumento significativo nos preços no domingo deixa isto claro, uma vez que há uma sobreprodução de electricidade, o que leva a um aumento dos preços, especialmente quando a produção de energia eólica diminui e a produção de energia fóssil é necessária para estabilizar a rede.
A análise mostrou que a participação da electricidade eólica e fotovoltaica na produção total de electricidade foi de cerca de 62,8 por cento. No que diz respeito aos registos de automóveis novos em março de 2024, registou-se um aumento face ao mês anterior, mas uma diminuição face ao período homólogo. O declínio nos carros puramente eléctricos foi particularmente significativo, quase 29 por cento.
O sonho de 15 milhões de veículos elétricos a bateria até 2030 é um desafio, pois muitos clientes continuam a valorizar os benefícios dos veículos de combustão. A quota de gases com efeito de estufa também caiu 75%, o que reduz a atractividade do comércio de quotas de GEE. Há apelos à adoção de medidas para revitalizar este setor, a fim de alcançar os objetivos climáticos.