Preços da eletricidade na Alemanha numa comparação global
As famílias alemãs pagam muito pela eletricidade em comparação com a UE. Quão cara é realmente a eletricidade? Nova análise mostra algo surpreendente! Descubra onde está a Alemanha.

Preços da eletricidade na Alemanha numa comparação global
Os preços da electricidade para os clientes domésticos na Alemanha permanecem elevados em comparação com o resto do mundo. De acordo com uma análise da Verivox, que comparou os preços da eletricidade em 147 países, a Alemanha ocupa o 21º lugar na comparação do poder de compra dos preços médios da eletricidade para novos clientes no primeiro trimestre de 2024. Isto representa um declínio em comparação com a sua posição de 15º no final de 2021.
Numa comparação ajustada ao poder de compra, países como a Serra Leoa, o Sri Lanka, Cabo Verde, a Colômbia e a Itália eram mais caros do que a Alemanha. A República Checa, a Polónia, a Irlanda, a Lituânia e Chipre também foram mais caras. Os preços mais baratos da electricidade, ajustados ao poder de compra, foram registados no Irão, na Etiópia e no Sudão.
A análise foi baseada em dados dos preços globais da gasolina. Numa base de poder de compra que não é levado em consideração, a Alemanha ficou em 9º lugar entre 147 países. Os novos clientes pagaram em média 32,80 cêntimos por quilowatt-hora de eletricidade no primeiro trimestre de 2024, o que corresponde a um aumento de três por cento face ao final de 2021.
Em toda a UE, os preços da eletricidade aumentaram, em média, um quarto. No entanto, os preços variaram muito entre os países. A Alemanha registou um aumento de três por cento, enquanto os preços em países como a Itália aumentaram 82 por cento e a Irlanda 63 por cento. Na Alemanha, as compras e vendas representaram a maior parte dos custos (44 por cento), seguidas por 29 por cento para impostos, taxas e taxas e 27 por cento para taxas de rede.