O pacote governamental de preços da electricidade: poupanças ou custos mais elevados?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O governo federal está planejando um pacote de preços de eletricidade para aliviar a carga dos consumidores. Redução do imposto sobre a electricidade e construção de novas centrais eléctricas a gás até 2030.

Bundesregierung plant Strompreispaket zur Entlastung von Verbrauchern. Senkung der Stromsteuer und Bau neuer Gaskraftwerke bis 2030.
O governo federal está planejando um pacote de preços de eletricidade para aliviar a carga dos consumidores. Redução do imposto sobre a electricidade e construção de novas centrais eléctricas a gás até 2030.

O pacote governamental de preços da electricidade: poupanças ou custos mais elevados?

O governo federal está atualmente trabalhando em um pacote abrangente de preços de eletricidade que visa proporcionar alívio tanto para consumidores quanto para empresas. Este projecto deveria ser aprovado antes das férias de Verão do Bundestag, a fim de finalmente controlar o forte aumento dos preços da electricidade. As medidas incluem uma redução do imposto sobre a electricidade para o mínimo europeu de 2,05 cêntimos por kWh para apenas 0,1 cêntimos, bem como a abolição de vários impostos, tais como relatórios fr.de.

Um estudo actual realizado pelo Instituto Económico Alemão (IW) mostra que uma família de quatro pessoas pode esperar poupanças de cerca de 5,5 cêntimos por kWh se o pacote de preços da electricidade for totalmente implementado. Isto significaria um alívio anual de cerca de 220 euros. O financiamento do pacote também não é ignorado; Está estimado em cerca de 21 mil milhões de euros e deve ser coberto pelo orçamento federal.

Investimentos e desafios

No entanto, Thilo Schaefer, especialista em política energética e climática, manifesta preocupação sobre o impacto a longo prazo do pacote nos preços da electricidade. Maiores investimentos na expansão da rede e na construção de usinas a gás poderiam ser repassados ​​aos consumidores. A necessidade de novas centrais eléctricas a gás é grande; Pelo menos 40 novas fábricas deverão ser construídas até 2030 para garantir a segurança do abastecimento e reduzir as emissões de CO₂. A expansão da rede e a construção destas centrais eléctricas poderão levar cerca de 6 a 7 anos.

Schaefer enfatiza que é crucial criar uma melhor interação entre expansão de rede, consumidores flexíveis e opções de armazenamento. Esta é a única forma de tornar eficiente a importação de electricidade barata. Ao mesmo tempo, alerta para os investimentos excessivos, que podem levar a um novo aumento dos preços da electricidade se os valores do consumo não aumentarem conforme planeado. Os riscos associados a estes desenvolvimentos levantam a questão de saber até que ponto o pacote de preços da electricidade pode realmente trazer o alívio esperado. Informações mais detalhadas sobre os antecedentes e análises são compiladas em um estudo do IW, que pode ser encontrado em IW Colônia é visível.