Estudo prevê: Os custos da eletricidade podem permanecer elevados a longo prazo
Os economistas chocam as pessoas com previsões de longo prazo sobre os preços da electricidade. Aprenda sobre o futuro potencial dos custos de energia.

Estudo prevê: Os custos da eletricidade podem permanecer elevados a longo prazo
A evolução recente no mercado da energia assistiu a uma ligeira descida dos preços da electricidade e do gás, após um aumento acentuado causado pela crise energética resultante da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia. No entanto, um estudo recente realizado por economistas, incluindo Veronika Grimm, prevê que os custos da electricidade poderão permanecer num nível elevado a longo prazo. Embora o custo directo da electricidade proveniente de fontes de energia renováveis, como a energia eólica e a energia fotovoltaica, possa diminuir até 2040, o estudo também tem em conta a necessidade de fontes de energia alternativas mais caras, como centrais eléctricas alimentadas a gás, em tempos de baixa alimentação. Isto poderá significar que os custos da eletricidade não serão significativamente mais baixos em 2040 e estarão num nível semelhante aos atuais.
Os consumidores tiveram de pagar em média 41,75 cêntimos por quilowatt-hora de eletricidade no segundo semestre de 2023, o que é menos do que no ano anterior, mas ainda mais do que antes da crise energética. Apesar dos esforços da coligação de semáforos para aliviar os consumidores através de limites máximos de preços e para prometer uma queda dos preços da energia a longo prazo como resultado da transição energética, o desenvolvimento a longo prazo dos custos da electricidade permanece cético, de acordo com Grimm. Ela enfatiza que a expansão das energias renováveis não levará necessariamente a reduções significativas de custos.
A fim de estabilizar os elevados preços da electricidade na Alemanha, o Ministro Federal da Economia, Robert Habeck, está a planear introduzir um novo instrumento. Pretende proteger as famílias e as empresas de um aumento acentuado nas taxas de rede. Isto será conseguido através da introdução de uma conta de amortização, a fim de distribuir os custos de expansão da rede eléctrica pelas gerações futuras. Embora esta medida possa mitigar os aumentos de preços no curto prazo, os custos a longo prazo permanecerão elevados, de acordo com o estudo.