Estudo: Imposto sobre o açúcar pode economizar bilhões em custos médicos
Como relata www.n-tv.de, tributar o açúcar adicionado em alimentos e bebidas poderia ajudar a poupar milhares de milhões de euros em custos médicos. De acordo com um estudo da Universidade Técnica de Munique, tal imposto poderia reduzir em um grama o consumo médio de açúcar por pessoa, por dia. A longo prazo, isto poderia poupar cerca de 16 mil milhões de euros em custos médicos dentro de 20 anos. Impacto no mercado A introdução de um imposto sobre o açúcar teria efeitos de grande alcance no mercado de alimentos e bebidas. As empresas que fabricam produtos açucarados podem enfrentar queda nas vendas, já que os consumidores podem optar por produtos mais saudáveis...

Estudo: Imposto sobre o açúcar pode economizar bilhões em custos médicos
Impacto no mercado
A introdução de um imposto sobre o açúcar teria efeitos de longo alcance no mercado de alimentos e bebidas. As empresas que fabricam produtos açucarados poderão enfrentar um declínio nas vendas, uma vez que os consumidores poderão mudar para alternativas mais saudáveis. Ao mesmo tempo, as empresas especializadas na produção de produtos sem açúcar ou com baixo teor de açúcar poderão registar um aumento na procura e, como resultado, um aumento nas vendas.
Impacto no setor financeiro
A introdução de um imposto sobre o açúcar também teria impacto no sector financeiro. Os investidores poderiam ajustar a sua carteira em conformidade para favorecer empresas que seriam menos afetadas pelo imposto sobre o açúcar. Além disso, os peritos financeiros teriam de analisar os efeitos a longo prazo nas vendas e nos lucros das empresas afectadas e fazer previsões adequadas.
Leia o artigo original em www.n-tv.de