Supermercados em um dilema financeiro: sacar dinheiro durante as compras está se tornando um problema
Leia por que sacar dinheiro no supermercado pode ser um problema crescente. Saiba mais sobre os desafios potenciais para varejistas e clientes.

Supermercados em um dilema financeiro: sacar dinheiro durante as compras está se tornando um problema
Retirar dinheiro do supermercado está se tornando cada vez mais popular, pois é conveniente e descomplicado. Cada vez mais clientes utilizam esse serviço, oferecido por supermercados, drogarias e lojas de ferragens. A conveniente capacidade de levantar até 200 euros durante as compras fez com que os pagamentos dos comerciantes aos clientes aumentassem significativamente de 2019 a 2023.
Paradoxalmente, a procura de levantamento de dinheiro durante as compras está a aumentar, embora cada vez menos pessoas paguem em dinheiro. Isto se deve, entre outras coisas, ao declínio do número de caixas eletrônicos, como explica Horst Rüter, do instituto de pesquisa de varejo EHI. Os levantamentos nos supermercados estão a tornar-se cada vez mais atractivos, especialmente nas zonas rurais onde as agências bancárias e os caixas multibanco foram desmantelados.
O serviço de saque de dinheiro no supermercado atrai os clientes porque é isento de taxas adicionais e facilita a obtenção de dinheiro. Apesar destas vantagens, os mercados poderão enfrentar dificuldades a longo prazo, uma vez que o aumento da procura de levantamentos de numerário e a redução da utilização de numerário poderão afetar a disponibilidade de numerário nos mercados.
Os benefícios iniciais para os comerciantes, como o aumento das vendas e a melhoria da sua imagem, podem levar a problemas a longo prazo devido ao aumento da procura por levantamentos de dinheiro. O estudo realizado pelo instituto de investigação de retalho EHI indica que poderão ser prováveis restrições para os clientes, por exemplo através de limites mais baixos para os montantes levantados. Apesar das críticas ao modelo de taxas e aos encargos para os mercados, é improvável que a oferta seja descontinuada num futuro próximo.