Tesla está à procura de cem novos trabalhadores em Grünheide – avisa IG Metall!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Tesla está à procura de centenas de novos funcionários, apesar da queda nas vendas na Alemanha, enquanto a IG Metall alerta para o excesso de trabalho.

Tesla sucht trotz Verkaufsrückgang in Deutschland Hunderte neue Mitarbeiter, während IG Metall vor Überlastung warnt.
A Tesla está à procura de centenas de novos funcionários, apesar da queda nas vendas na Alemanha, enquanto a IG Metall alerta para o excesso de trabalho.

Tesla está à procura de cem novos trabalhadores em Grünheide – avisa IG Metall!

A Tesla está a intensificar o seu recrutamento na Alemanha, apesar de uma queda significativa nas vendas e nos resultados financeiros. Alto Mundo Somente em abril de 2023 foram anunciadas 317 novas vagas, 119 das quais podem ser encontradas na fábrica em Grünheide, perto de Berlim. Isto marca um retorno notável após a redução drástica nas contratações, que totalizaram apenas 28 cargos entre maio e agosto de 2022.

Apesar desta evolução positiva, emerge um quadro de incerteza. A Tesla introduziu medidas de austeridade com congelamento de contratações e demissões nos EUA no ano passado. Mesmo que a procura de novos funcionários recomece, permanece a questão de como isto pode ser conciliado com o aumento pretendido da produção para 7.500 veículos por semana, enquanto o número de funcionários foi reduzido.

Avisos do IG Metall

O sindicato IG Metall alerta para a sobrecarga de funcionários e faz campanha por melhores condições de trabalho. Exige trabalhadores adicionais para aumentar a segurança na produção e reduzir a pressão sobre os funcionários existentes. Atualmente, mais de um terço dos colaboradores estão em licença médica, o que agrava ainda mais a situação. Relatos de acidentes industriais e deficiências de segurança também levantaram preocupações, como o mercado relatado.

Mais de 1.000 funcionários da Grünheider Gigafactory já se comprometeram com o sindicato IG Metall, e muitos usam orgulhosamente adesivos com o slogan “Juntos para um trabalho seguro e justo na Tesla”. A İG Metall também planeja iniciar a eleição de um conselho de trabalhadores para melhor representar os interesses dos funcionários.

Desafios financeiros

As condições financeiras ilustram os desafios que a Tesla enfrenta atualmente. O lucro líquido no primeiro trimestre de 2023 foi de apenas US$ 409 milhões, uma queda de mais de 70% ano a ano. As razões apresentadas para isso incluem o envolvimento de Elon Musk na administração Trump e a mudança para o novo Modelo Y.

Estes fatores aumentaram a pressão sobre a empresa, apesar de já terem sido anunciadas 1.430 vagas na Alemanha nos primeiros quatro meses de 2023 – um número que representa mais de metade do total de ofertas de emprego do ano anterior. A Tesla continua as suas ambições de aumentar a produção semanal de veículos, com metas de longo prazo de até 20.000 veículos por semana.

Embora os sinais apontem para uma expansão, a Tesla enfrenta o desafio de melhorar as condições de trabalho e a segurança dos funcionários, a fim de garantir uma produção bem-sucedida e sustentável.