A inflação continua a cair: inflação no nível mais baixo desde abril de 2021
A inflação na Alemanha está a enfraquecer – valor mais baixo desde abril de 2021. Saiba mais sobre a situação atual e possíveis efeitos sobre os consumidores. #Inflação #Economia

A inflação continua a cair: inflação no nível mais baixo desde abril de 2021
A inflação na Alemanha registou uma descida significativa em Março, dando esperança aos consumidores que sofreram com o aumento dos preços. Dados preliminares do Serviço Federal de Estatística mostram que os preços ao consumidor estiveram 2,2 por cento acima do nível do ano anterior – o valor mais baixo desde abril de 2021, quando eram de 2,0 por cento. Em Fevereiro deste ano a taxa de inflação foi de 2,5 por cento e em Janeiro foi de 2,9 por cento.
Os preços dos alimentos caíram em comparação com o ano anterior, assim como os custos da energia, que caíram 2,7 por cento. Em contraste, os preços dos serviços aumentaram 3,7 por cento. Os especialistas dos principais institutos de investigação económica prevêem um declínio significativo da inflação para 2,3 por cento, em média, para o ano em curso, depois de ter sido de 5,9 por cento no ano anterior.
No entanto, o enfraquecimento da inflação poderá ser influenciado pelo fim da redução do IVA em Abril, o que poderá levar a um aumento dos preços do gás e do fornecimento de calor. Apesar deste desafio potencial, alguns especialistas acreditam que a grande onda de inflação já passou e que a inflação irá estabilizar. Apesar da descida da inflação, o aumento das taxas de inflação afectou o poder de compra dos consumidores, o que poderá ter um impacto negativo no consumo privado. Em Março, os preços ao consumidor aumentaram 0,4 por cento em comparação com o mês anterior.