A Turíngia brilha: crescimento das exportações apesar dos desafios globais!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Turíngia registou um aumento nas exportações de 1,4% no primeiro trimestre de 2023, especialmente para a Turquia, Taiwan e Reino Unido.

Thüringen verzeichnet im ersten Quartal 2023 ein Exportplus von 1,4%, vor allem in die Türkei, Taiwan und das UK.
A Turíngia registou um aumento nas exportações de 1,4% no primeiro trimestre de 2023, especialmente para a Turquia, Taiwan e Reino Unido.

A Turíngia brilha: crescimento das exportações apesar dos desafios globais!

A Turíngia aumentou as exportações em 1,4 por cento no primeiro trimestre de 2025, o que corresponde a um aumento de 65,4 milhões de euros. No total, o valor total dos bens exportados foi de 4,8 mil milhões de euros, como Alemães do Sul relatado. Os maiores aumentos de valor foram registados nas exportações para a Turquia, Taiwan e Reino Unido. Em detalhe, as exportações para a Turquia aumentaram 51,6 milhões de euros, para Taiwan 42,3 milhões de euros e para o Reino Unido 38,7 milhões de euros.

As exportações para os Estados Unidos, o mais importante parceiro comercial externo da Turíngia, aumentaram cerca de 5,5 milhões de euros, um aumento de 1 por cento. Thomas Fahlbusch, do IHK Erfurt, referiu-se aos “efeitos antecipatórios” no comércio com os EUA devido à política alfandegária do presidente dos EUA, Donald Trump. Os aumentos são particularmente visíveis nas áreas industriais centrais da Turíngia.

Indústrias em ascensão

Os maiores aumentos em determinados sectores são particularmente visíveis: as exportações de automóveis de passageiros e casas móveis aumentaram 33 por cento, enquanto os produtos farmacêuticos aumentaram 24,3 por cento. Em contrapartida, houve um declínio nas exportações para os países vizinhos da UE, que ascenderam a 48,3 milhões de euros, um declínio de 2 por cento. O declínio é particularmente visível nas exportações para França, Países Baixos e República Checa.

No primeiro trimestre de 2025, as importações da Turíngia foram de 4,6 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 3,5 por cento ou 156,6 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano passado. Nova Zelândia destaca que a principal causa deste aumento foi o aumento das importações provenientes do Reino Unido, que aumentaram 42,2 por cento e aumentaram 118,8 milhões de euros.

Mudanças no mercado de importação

Outra área notável é o aumento significativo das aeronaves, que registou um aumento de 126,6 milhões de euros ou 41,3 por cento. Em contrapartida, registou-se uma quebra nos equipamentos de produção e distribuição de eletricidade, que caíram 82,3 milhões de euros ou 8,6 por cento.

A evolução das exportações também mostra lados negativos: embora tenha havido um grande aumento nos automóveis de passageiros e produtos farmacêuticos, houve um declínio drástico nas exportações para a Argélia em 48,2 milhões de euros (-83,7 por cento) e para o Brasil em 42,2 milhões de euros (-62,9 por cento). Apesar dos desafios no comércio externo, a Turíngia mostra, tanto em termos de exportações como de importações, que está pronta para se adaptar às actuais condições geopolíticas e económicas.