Thun está planejando uma transição nos transportes: uma lufada de ar fresco para a mobilidade pública!
A área de desenvolvimento de Thun está a planear melhorias abrangentes nos transportes e na economia até 2035, a fim de otimizar as estruturas regionais.

Thun está planejando uma transição nos transportes: uma lufada de ar fresco para a mobilidade pública!
A área de desenvolvimento de Thun estabeleceu orientações decisivas para o desenvolvimento regional nos próximos anos. Estas medidas fazem parte do programa de aglomeração de 5ª geração, que visa particularmente melhorar os transportes públicos, bem como o tráfego de bicicletas e peões. A iniciativa surge de uma necessidade urgente, uma vez que a região sofre cada vez mais com o congestionamento do tráfego na cidade de Thun. As medidas de transporte planeadas deverão ser implementadas principalmente entre 2031 e 2035, o que promete uma transformação abrangente e sustentável da rede de transportes, relata Jornal de Berna.
As comunidades mais pequenas expressaram o desejo de maior flexibilidade no zoneamento de terrenos comerciais. Este feedback faz parte do conceito global regional de transporte e assentamento, que mostra que algumas comunidades enfrentam desafios com os instrumentos de planeamento federais e cantonais existentes. A implementação do programa de aglomeração levará tempo, uma vez que muitas medidas ainda estão pendentes.
Mudanças estruturais na área de desenvolvimento de Thun
Outro aspecto central dos desenvolvimentos actuais é a reorganização das estruturas na área de desenvolvimento de Thun (ERT). Será fundada uma nova associação para o desenvolvimento económico, à qual todas as comunidades ERT possam pertencer. A Comissão Económica da ERT será dissolvida e as suas tarefas serão distribuídas entre outras comissões. Esta mudança poderá aumentar a eficiência das atividades económicas na região.
Em 2024, a ERT conseguiu obter um lucro de 12.000 francos sobre vendas de quase meio milhão de francos. A Comissão Económica obteve um lucro de quase 14.000 francos num volume de negócios de cerca de 150.000 francos. Os activos da Comissão Económica serão divididos, cabendo dois terços à nova associação de desenvolvimento económico e um terço à ERT. As comunidades membros concordaram em pagar 13 francos por residente no futuro.
Outlook e próximas etapas
Para implementar as novas estruturas na região, as comunidades membros têm tempo para comentar as sugestões do grupo do projeto. O objetivo é adotar as novas estruturas no outono e iniciar a sua implementação a partir de 1 de janeiro de 2026. Isto poderá representar uma reviravolta positiva para o desenvolvimento económico e infraestrutural da área de desenvolvimento de Thun, bem como para o Estratégia de Mobilidade 2050 se esforça por.