Quadro sombrio para trabalhadores autônomos e pequenas empresas: o que a pesquisa Schufa revela sobre a situação econômica
De acordo com um relatório de www.merkur.de, uma pesquisa exclusiva das empresas Schufa mostra que a situação dos trabalhadores independentes e das pequenas empresas na Alemanha é muito desafiadora. A situação das encomendas piorou em mais de um em cada três em comparação com o ano anterior, e não se espera nenhuma melhoria real para 2024. Mais de metade das empresas inquiridas temem uma perda de vendas e receitas no próximo ano. A má situação das encomendas e o aumento dos custos também têm impacto sobre os consumidores, uma vez que metade das pequenas empresas e 39 por cento dos trabalhadores independentes anunciam aumentos de preços. Querem também continuar a adiar investimentos, o que terá impacto noutros setores da economia. Além disso, foi relatado que…

Quadro sombrio para trabalhadores autônomos e pequenas empresas: o que a pesquisa Schufa revela sobre a situação econômica
De acordo com um relatório de www.merkur.de, uma pesquisa exclusiva das empresas Schufa mostra que a situação dos trabalhadores independentes e das pequenas empresas na Alemanha é muito desafiadora. A situação das encomendas piorou em mais de um em cada três em comparação com o ano anterior, e não se espera nenhuma melhoria real para 2024. Mais de metade das empresas inquiridas temem uma perda de vendas e receitas no próximo ano.
A má situação das encomendas e o aumento dos custos também têm impacto sobre os consumidores, uma vez que metade das pequenas empresas e 39 por cento dos trabalhadores independentes anunciam aumentos de preços. Querem também continuar a adiar investimentos, o que terá impacto noutros setores da economia. Além disso, foi relatado que quase uma em cada três empresas sacou a descoberto a sua conta empresarial nos últimos seis meses.
Dados os resultados desta pesquisa, é provável que o mercado seja influenciado pelos aumentos de preços. Os consumidores têm de esperar preços mais elevados e os investimentos hesitantes das pequenas empresas e dos trabalhadores independentes poderão ter um impacto negativo na economia. A difícil situação financeira também pode levar a um declínio no consumo, uma vez que os entrevistados afirmam ter dificuldade em constituir reservas e guardar dinheiro. Em última análise, isto poderá levar a um abrandamento geral da actividade económica.
Resta saber se os resultados destes inquéritos se confirmarão nos próximos meses e qual o impacto específico que terão no mercado e na indústria financeira.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de