Trump ameaça megatarifas: plataforma de pagamento do BRICS em perigo!
BRICS Pay 2025: Um ano crítico para o sistema de pagamentos em meio a desafios geopolíticos, as tarifas de Trump se aproximam.

Trump ameaça megatarifas: plataforma de pagamento do BRICS em perigo!
Alerta vermelho para BRICS Pay: 2025 é agora ou nunca! O tão alardeado método de pagamento dos países BRICS está a lutar pela sobrevivência - a aliança económica tem tentado fazer frente aos gigantes financeiros ocidentais há dois anos, mas o resultado tem sido escasso. Especialmente agora que o futuro Presidente dos EUA, Donald Trump, está a ajustar agressivamente as tarifas, os países BRICS estão sentados sobre brasas. Se a grande visão de uma plataforma de pagamento independente ameaçar dar em nada, como relata watcher.guru?
Os tempos parecem agora mais difíceis do que nunca para os BRICS desde que a aliança foi fundada em 2001. Num papel inverso face ao domínio do dólar americano, a Allianz até agora mal deixou uma marca no gigante verde. O grupo chegou a duplicar o número de membros em 2023, mas as recentes tensões geopolíticas ameaçam agora inviabilizar esta expansão. A mais recente ameaça tarifária de Trump é apenas um tapa na cara aos planos determinados dos BRICS para superar o dólar internacional. de acordo com watcher.guru.
Os BRICS têm de cumprir: com uma desvalorização do yuan e da rupia em mais de 5% face ao dólar desde o início do ano, o quadro da aliança está a abalar. Ramesh Vaidyanathan, do Fórum Regional Ásia-Pacífico da IBA, alertou que o BRICS Pay poderia ser o “único movimento verdadeiro numa economia global multipolar”, mas o tempo corre implacavelmente. Será possível transformar o plano de um modelo financeiro independente em realidade - ou os BRICS permanecerão para sempre à sombra do domínio dos EUA?