Trump dispara tiros de advertência: BRICS desafia ameaças dos EUA com desdolarização!
BRICS acelera a desdolarização apesar das ameaças tarifárias de Trump. Como esta estratégia afeta a economia dos EUA.
Trump dispara tiros de advertência: BRICS desafia ameaças dos EUA com desdolarização!
Donald Trump soa o alarme! O futuro presidente dos EUA está a ameaçar os países BRICS com tarifas draconianas de 100% se o bloco prosseguir a sua agenda de desdolarização. Estes tons agressivos, mesmo antes de Trump assumir oficialmente o cargo, pressagiam uma guerra comercial iminente. Os EUA têm imposto sanções há mais de uma década, razão pela qual os países em desenvolvimento estão agora a intensificar as suas medidas contra a pressão económica.
Mas o especialista Ash Narain Roy continua pouco impressionado: as ameaças de Trump não têm sentido e apenas prejudicam os EUA ao, em última análise, transferirem os custos para os consumidores americanos. Os países BRICS que já se afastaram da dependência do dólar poderiam até acelerar o processo de desdolarização, como relata watcher.guru. A aliança está determinada a prosseguir os seus objectivos a longo prazo, independentemente da retórica de Trump. Se Trump continuar a expandir a sua cascata de palavras sobre comércio e tarifas, o bloco BRICS poderá aproximar-se ainda mais para se armar contra as ameaças económicas do Ocidente.
Estes desenvolvimentos acalorados levantam a questão: Será que o mandato de Trump será um teste para a ordem comercial internacional? Todos os olhos estão agora voltados para os próximos meses, enquanto o mundo aguarda ansiosamente os próximos passos do futuro presidente.