Trump vs. BRICS: Duelo alfandegário ameaça prejudicar a economia dos EUA!
As tarifas dos EUA contra os BRICS poderão causar mais danos do que benefícios aos EUA, segundo os dados. O défice comercial e as contramedidas ameaçam.

Trump vs. BRICS: Duelo alfandegário ameaça prejudicar a economia dos EUA!
Há um enorme confronto entre os EUA e o bloco BRICS! Donald Trump, de volta à Sala Oval, está a brandir a ameaça de tarifas, mas as consequências podem sair pela culatra. Os BRICS, constituídos por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, estão a afastar-se do dólar, e Trump não acha isso nada engraçado. Ele quer manter a nota verde no trono e está preparado para pagar caro por isso. Mas tenha cuidado: os dados indicam como relata watcher.guru, que esta ameaça poderia, em última análise, causar mais danos do que benefícios para os Estados Unidos.
O cerne do conflito reside na quebra do comércio: segundo Statista, a economia dos EUA ecoa os défices dos países BRICS. Em 2023, os EUA enviaram quase 300 mil milhões de dólares em bens para a aliança, ao mesmo tempo que compraram quase 650 mil milhões de dólares em bens. Dado este enorme desequilíbrio, as tarifas retaliatórias do bloco poderiam aumentar os custos de importação dos EUA. Trump odeia défices, mas será que conseguirá forçar a retirada dos BRICS ou estará a brincar com fogo? Os próximos meses mostrarão se sua estratégia funciona ou se a conta será apresentada a ele. Minucioso, egoísta ou até brilhante? Só o tempo o dirá, pois a economia global encontra-se numa encruzilhada.