Trump planeia demitir o presidente do Fed, Powell – o caos e a inflação ameaçam!
O presidente Trump planeia demitir o chefe da Reserva Federal, Jerome Powell, levantando preocupações constitucionais e económicas.

Trump planeia demitir o presidente do Fed, Powell – o caos e a inflação ameaçam!
O presidente dos EUA, Donald Trump, planeja demitir Jerome Powell, presidente do Federal Reserve. Isto foi feito por Mercúrio relatado. Trump está descontente com a recusa de Powell em baixar as taxas de juro, o que significaria empréstimos mais baratos para empresas e promotores. Apesar das preocupações constitucionais, os conselheiros de Trump já estão a tentar destituir Powell o mais rapidamente possível.
O conselheiro económico da Casa Branca, Kevin Hassett, confirmou em 18 de abril que Trump e a sua equipa estavam a explorar a possibilidade de um despedimento. O próprio Powell enfatizou que a Reserva Federal é independente e planeia permanecer no cargo até ao final do seu mandato, em maio de 2026.
Impacto na economia dos EUA
Uma substituição prematura de Powell poderá causar problemas significativos à economia dos EUA, uma vez que as guerras comerciais e as tarifas de Trump já alimentaram a inflação. Especialistas alertam que um corte nas taxas poderia agravar ainda mais a inflação. Um exemplo disto é a situação na Turquia, onde a inflação subiu para mais de 80 por cento antes do aumento das taxas de juro. A taxa de juro diretora será de 42,5% em março de 2025, com a inflação já a cair gradualmente.
Além disso, os economistas temem que Trump possa introduzir mais controlos de preços, especialmente nos supermercados, à medida que a inflação aumenta. Uma dúzia de ovos agora custa quase US$ 7, enquanto o preço em janeiro era de US$ 5. Embora Trump afirme que os preços dos alimentos caíram, os economistas concordam que as suas tarifas aumentarão ainda mais os preços nos EUA. Isabella Weber, economista, chamou a situação de “inferno politicamente concebido” e sugeriu a redução das tarifas em vez de impor controlos de preços.
Adicionalmente relatado Espelho sobre as perdas de preços que ocorreram após os ataques de Trump a Powell sobre a sua política de taxas de juro. A pressão económica sobre os EUA poderá aumentar ainda mais se Trump realmente tomar medidas contra a Reserva Federal.