As tarifas de Trump deprimem o dólar: o euro e o iene sobem acentuadamente!
O dólar americano cai em relação às 8 principais moedas em 2025, pressionado pelas políticas comerciais de Trump e pelos conflitos do BRICS.

As tarifas de Trump deprimem o dólar: o euro e o iene sobem acentuadamente!
Caos no mercado cambial: O dólar americano cai e bate contra oito das nove principais moedas! Depois de Trump ter vencido as eleições em Novembro e tomado posse em Janeiro, a tendência inverteu-se dramaticamente. Trump está a ameaçar os BRICS e outros países com sanções comerciais draconianas se abandonarem o dólar americano - mas parece que o dólar está agora a punir-se a si próprio! Mais detalhes em watcher.guru.
Aqui está o saldo chocante: a coroa sueca -8,6%, a coroa norueguesa -6,5%, o iene japonês -6,2% e o euro -5,7%. Mas a libra esterlina (-3,6%), o franco suíço (-2,6%), o dólar neozelandês (-2,44%) e o dólar australiano (-2,03%) também declararam guerra ao nosso velho dólar. Apenas o dólar canadiano caiu no esquecimento com uma firmeza de apenas 0,1%.
O índice DXY revela todo o drama: caiu para 103,60 pontos, sinalizando queda de 4,65% neste ano. Esta espiral descendente tem muitas origens, mas os BRICS não têm nada a ver com isso. Em vez disso, é uma questão da Casa Branca, com Trump a colocar uma forte pressão nas relações comerciais através de guerras tarifárias. Os nossos aliados na Europa estão fervendo de raiva - não só o dólar está flutuando, mas também as relações transatlânticas!