A guerra comercial de Trump: o dólar perderá para os BRICS?
A política dos EUA ameaça mais o dólar do que os BRICS: as tarifas de Trump podem minar a confiança global e promover a desdolarização.
A guerra comercial de Trump: o dólar perderá para os BRICS?
Donald Trump contra os BRICS! O Presidente eleito dos EUA entrará em modo de batalha em 2025 e exigirá um compromisso dos países BRICS de não criarem uma nova moeda BRICS ou substituirem o dólar americano. Trump adorna as suas ameaças com um grande martelo tarifário. Mas um analista da Bloomberg alerta: a medida de Trump não só ameaça os BRICS, mas também pode prejudicar o próprio dólar. Num tweet publicado no “Truth Social”, Trump deixou claro: sem o Mighty Dollar, não haveria mais negócios no “maravilhoso” mercado dos EUA – caso contrário, haveria uma ameaça de tarifas de 100%!
Enquanto Trump aperta as rédeas, há vento contrário! Os Ministros dos Negócios Estrangeiros da África do Sul e da Índia são tranquilizadores: não há planos para uma moeda comum dos BRICS e não há interesse em cuspir na sopa do dólar. Putin da Rússia também se pronuncia: o bloco não está perseguindo o dólar americano. Mas a força do dólar está a enfraquecer significativamente: a pandemia de 2020 abalou severamente a moeda. Há mais sobre as conexões em watcher.guru.
Ironicamente, a estratégia de Trump de preservar o “glorioso domínio do dólar” poderia alimentar ainda mais o fervor da desdolarização. Cada vez mais estados do bloco BRICS estão a flertar com as moedas nacionais para o comércio internacional. As sanções russas já levaram Moscovo a promover mais moedas locais. Dmitry Peskov diz: A exigência de usar moedas locais poderá em breve se tornar uma prática comum em todo o mundo. O comércio global está ávido por alternativas ao dólar – e Trump está involuntariamente a alimentar este desenvolvimento. À medida que os BRICS se recuperam, a questão permanece: quem é realmente a maior ameaça ao dólar verde?