Novas tarifas de Trump: Norte da Alemanha em grande preocupação económica
Trump anuncia altas tarifas sobre as importações da UE, o que representa desafios para as empresas do norte da Alemanha e para a indústria automobilística.

Novas tarifas de Trump: Norte da Alemanha em grande preocupação económica
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou novas tarifas sobre as importações da UE, causando preocupação no norte da Alemanha. Especialistas temem impactos significativos nas empresas que exportam para os EUA. O Porto de Hamburgo tem os EUA como segundo parceiro comercial mais importante, com um valor de exportação de quase 8 mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano passado. A China também exportou bens no valor de 6,5 mil milhões de euros para os EUA durante este período. A Airbus fornece inúmeras máquinas e peças de Finkenwerder para os EUA.
Malte Heyne, Diretor Geral da Câmara de Comércio de Hamburgo, sublinha a necessidade de um comércio fiável e apela à UE para reagir e se tornar mais competitiva. A Hapag-Lloyd expressou preocupação com as novas tarifas e seu impacto nos fluxos de carga, na demanda e nos custos. A IHK Nord criticou as tarifas por enviarem um sinal errado para as relações transatlânticas e apelou a menos burocracia e mais inovação. Na Baixa Saxónia, as associações expressam preocupações semelhantes; A Câmara de Indústria e Comércio de Hanôver fala de efeitos dolorosos para a economia.
Impacto na indústria automotiva
Os EUA são um dos três parceiros comerciais mais importantes da Baixa Saxónia, com um volume de exportações de 7,3 mil milhões de euros em 2024. IG Metall alerta para consequências negativas para a indústria automóvel e a engenharia mecânica na Baixa Saxónia. A Volkswagen planeja exibir as tarifas para carros novos de 25% nas concessionárias de automóveis dos EUA e parou temporariamente de enviar carros para os EUA. Os veículos importados antes da entrada em vigor das tarifas não serão afetados. No entanto, o especialista automóvel Ferdinand Dudenhöffer não espera um aumento imediato dos preços nos concessionários automóveis dos EUA devido aos stocks de veículos existentes.
Os números de vendas dos fabricantes de automóveis alemães nos EUA já mostram efeitos pull-forward. Então relatado notícias diárias que a Volkswagen conseguiu aumentar as suas vendas em 7,1 por cento para 87.915 veículos no primeiro trimestre de 2025, particularmente através de modelos como o SUV Taos e o carro eléctrico ID.4. A BMW registrou um aumento nas vendas de 3,7%, para 87.615 carros. A Audi e outros fabricantes também apresentam números de vendas diferentes; No entanto, permanece a incerteza quanto à evolução futura dos preços devido às ameaças de tarifas mais elevadas.
Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, descreveu as tarifas como um duro golpe para a economia global. Trump anunciou que iria impor tarifas adicionais de 10 a 49 por cento a vários parceiros comerciais, com as importações da UE a serem atingidas em 20 por cento. A política europeia Anna Cavazzini criticou as tarifas como “loucura” e apelou à ação da UE.