A política económica de Trump em foco: perigo de um crash global!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A economia dos EUA enfrenta desafios: Trump, a inflação, as quedas do mercado e possíveis conflitos comerciais estão a moldar a situação.

Die US-Wirtschaft steht vor Herausforderungen: Trump, Inflation, Marktrückgänge und mögliche Handelskonflikte prägen die Lage.
A economia dos EUA enfrenta desafios: Trump, a inflação, as quedas do mercado e possíveis conflitos comerciais estão a moldar a situação.

A política económica de Trump em foco: perigo de um crash global!

A situação nos mercados dos EUA deteriorou-se dramaticamente nas últimas semanas. O S&P 500 perdeu rapidamente todo o seu valor desde a eleição de Donald Trump, em 5 de novembro, enquanto o Nasdaq Composite caiu 13% desde meados de fevereiro. Esta evolução é acompanhada por expectativas de inflação crescentes, que estão a exercer pressão adicional sobre os mercados.

O banco central regional de Atlanta prevê um declínio do produto interno bruto de 2,4% para o primeiro trimestre de 2025. As políticas comerciais de Trump são cada vez mais vistas como potencialmente prejudiciais para a economia dos EUA. Trump também precisa de receitas provenientes de tarifas para promover uma grande reforma fiscal no Parlamento que beneficiará tanto as empresas como os trabalhadores e que visa estimular a economia. No entanto, existem também preocupações de que a situação actual possa aprofundar ainda mais o colapso económico, o que poderá afectar não só a economia dos EUA, mas também a economia global, como a Espelho relatado.

Conflitos comerciais e movimentos de mercado

Na quarta-feira, o Nasdaq Composite fechou em alta de 1,22 por cento, para 17.648,45 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,49 por cento, para 5.599,30 pontos. Já o Dow Jones Industrial Average caiu 82,55 pontos (0,2%), para 41.350,93 pontos. O setor de tecnologia, que caiu mais de 3% na semana passada, liderou novamente a alta dos mercados. Ganhos de preços particularmente notáveis ​​foram registrados pela Nvidia (+6,4%), AMD (+4%), Meta Platforms (+2%) e Tesla (+7%).

Os preços ao consumidor aumentaram 0,2% em termos mensais e a inflação anual foi de 2,8%, abaixo das estimativas do mercado de 0,3% e 2,9%. A inflação subjacente também aumentou 0,2 por cento e situou-se em 3,1 por cento em termos anuais, o que também ficou abaixo das expectativas. As tarifas do presidente Trump sobre o aço e o alumínio entraram em vigor no mesmo dia, provocando uma resposta do Canadá, que anunciou tarifas retaliatórias de 25% sobre mais de 20 mil milhões de dólares em produtos dos EUA. A União Europeia também planeia introduzir tarifas contrárias sobre as importações dos EUA no valor de 28,33 mil milhões de dólares em Abril. Especialistas expressam preocupação com a possibilidade de que esta escalada das tensões comerciais possa levar a uma recessão nos EUA Notícias da NBC relatado.