As tarifas de Trump estão a impulsionar o boom económico alemão – mas o que acontece agora?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A economia alemã está a crescer surpreendentemente graças à política tarifária de Trump, mas existe o risco de estagnação no segundo trimestre. Análises atuais.

Die deutsche Wirtschaft wächst überraschend dank Trumps Zollpolitik, doch droht im zweiten Quartal Stagnation. Aktuelle Analysen.
A economia alemã está a crescer surpreendentemente graças à política tarifária de Trump, mas existe o risco de estagnação no segundo trimestre. Análises atuais.

As tarifas de Trump estão a impulsionar o boom económico alemão – mas o que acontece agora?

A economia alemã apresenta números surpreendentes de crescimento no primeiro trimestre de 2025. Como wort.lu informou que o produto interno bruto cresceu 0,4 por cento em comparação com o trimestre anterior, o que é duas vezes mais forte do que o inicialmente previsto.

Este aumento é atribuído principalmente a transações a prazo relacionadas com a política alfandegária do presidente dos EUA, Donald Trump. Contudo, os economistas alertam contra a interpretação exagerada deste desenvolvimento, uma vez que é visto como um efeito pontual. Thomas Gitzel, economista-chefe do VP Bank, disse que as tarifas de Trump estão impulsionando o crescimento da economia alemã.

Indústria e exportações beneficiam

O forte aumento da produção industrial e das exportações em Março foi particularmente notável. Carsten Brzeski, economista-chefe do ING, descreve mesmo o primeiro trimestre de 2025 como o melhor desde o terceiro trimestre de 2022, também graças às medidas políticas dos EUA. No entanto, ele espera uma estagnação num futuro próximo, principalmente devido a tarifas mais elevadas sobre as importações dos EUA.

As exportações, que incluem automóveis e produtos farmacêuticos em particular, aumentaram 3,2% no primeiro trimestre. Estes bens são cruciais para as exportações alemãs para os EUA e, portanto, apoiam a economia. Apesar destes desenvolvimentos positivos, a incerteza permanece devido à falta de acordo entre os EUA e a UE sobre os níveis tarifários. Um inquérito do Instituto Ifo mostra que os exportadores estão menos pessimistas do que em Abril, mas as preocupações com a estabilidade económica permanecem.

Perspectivas e desafios

Na reunião do G7, Joachim Nagel, Presidente do Bundesbank, disse que era esperado um fraco desenvolvimento económico em 2025. As tarifas mais elevadas sobre as importações de produtos provenientes dos EUA poderiam colocar uma pressão adicional sobre os exportadores alemães. Os estatísticos falam de efeitos antecipatórios no conflito comercial com os EUA, que beneficiaram o crescimento neste trimestre.

Em resumo, a economia alemã recebeu um impulso de curto prazo da política tarifária de Trump no primeiro trimestre de 2025. No entanto, os próximos meses poderão ser caracterizados por desafios decorrentes de incertezas nas relações comerciais e do aumento das tarifas. Para mais informações sobre os efeitos da política tarifária de Trump na economia alemã, leia também manager-magazin.de.