O truque tarifário de Trump: Ajudará os BRICS a derrubar o rei do dólar?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os BRICS não têm como alvo o dólar, mas a política dos EUA pode colocá-lo em perigo. Os especialistas enfatizam: estratégia e confiabilidade contam.

O truque tarifário de Trump: Ajudará os BRICS a derrubar o rei do dólar?

Alarme no mundo financeiro! Donald Trump, o futuro presidente dos EUA, está a concentrar as suas ameaças nos países BRICS. Exige que as nações não criem uma nova moeda BRICS ou promovam outras moedas que possam substituir o poderoso dólar americano. Mas a grande questão é se estas ameaças poderão sair pela culatra e enfraquecer o dólar. De acordo com um analista da Bloomberg, a força do dólar reside na fiabilidade dos EUA e não no poder absoluto. Um declínio nesta fiabilidade poderá atingir duramente o dólar, escreve watcher.guru.

Esclarecimento do canto do BRICS: Nenhuma declaração de guerra ao dólar! A África do Sul e a Índia asseguram que não há planos para uma moeda comum, e até o russo Putin sublinha que o dólar não está na sua mira. Em vez disso, querem construir um sistema financeiro independente – fora da sombra do poder dos EUA. Ainda assim, a ameaça da janela tarifária de Trump está a lançar nuvens negras sobre a economia americana. Uma política tarifária teimosa poderia levar ao afastamento global do dólar, o que ele na verdade quer evitar, watcher.guru também alerta.

O porta-voz da Rússia, Dmitry Peskov, alimentou a discussão ao enfatizar que cada vez mais países estão a mudar para moedas nacionais nas suas actividades de comércio externo. À medida que Trump aperta os parafusos, estas medidas poderão, em última análise, prejudicar as indústrias americanas. A economia global procura cada vez mais alternativas ao dólar e o próprio Trump pode estar inadvertidamente a impulsionar o seu surgimento. O tempo está passando para o dólar americano ser uma moeda comercial essencial em todo o mundo.