A República Tcheca espera um boom: novas leis trazem a revolução das baterias!
A República Checa enfrenta um boom nas centrais eléctricas de armazenamento de baterias graças às novas leis. Os fornecedores de energia estão a planear grandes projectos à medida que a procura aumenta com o aumento dos preços da energia.

A República Tcheca espera um boom: novas leis trazem a revolução das baterias!
Na República Checa, a indústria energética enfrenta mudanças significativas, que serão desencadeadas pela próxima alteração à Lei das Energias Renováveis (Lex OZE III), em outubro de 2025. Até à data, as centrais elétricas de armazenamento de baterias têm desempenhado um papel subordinado no sistema energético nacional, o que se deve principalmente a legislação desatualizada. Mas com a nova lei, os fornecedores de energia esperam um boom nas centrais eléctricas de armazenamento de bateria que tem o potencial de mudar radicalmente o cenário de armazenamento de energia do país.
Jan Fousek, Secretário Geral da Associação para a Acumulação de Energia (Aku-Bat CZ), prevê uma tendência para grandes centrais de energia solar e grandes instalações de armazenamento. Já foram solicitadas usinas de armazenamento de bateria com muitos milhares de megawatts-hora, e a empresa de energia MND está planejando construir um grande projeto de armazenamento perto de Břeclav com capacidade de 31 megawatts-hora.
Crescimento e projetos futuros
Além disso, o MND anunciou outros projetos em Orlová, Mušov, Bruzovice e Hodonín. A empresa também opera projetos correspondentes na Alemanha e tem como meta uma capacidade total de mais de 400 megawatts-hora. Espera-se que metade deles entre em operação no próximo ano. A empresa paraestatal de energia ČEZ já construiu instalações de armazenamento de electricidade em grande escala no passado e está a trabalhar noutros projectos, incluindo uma instalação de armazenamento de baterias com capacidade de 200 megawatts-hora na central eléctrica de Chvaletice, que é considerada uma das maiores da República Checa.
O armazenamento em bateria é particularmente popular entre residências e empresas que produzem sua própria eletricidade. Os elevados preços da energia combinados com a queda dos preços feed-in prolongaram o período de retorno do capital, mas os utilizadores flexíveis podem poupar dinheiro utilizando o armazenamento.
A posição da República Checa na Europa
A República Checa ocupa uma posição de liderança na Europa em sistemas de armazenamento doméstico. A MND gere atualmente cerca de 196.000 sistemas solares em telhados, 87% dos quais estão equipados com armazenamento. A PRE distribui também conta com 8.543 sistemas fotovoltaicos, 74% dos quais equipados com armazenamento de baterias, a maior parte com capacidade de 10 quilowatts-hora. A capacidade total de armazenamento de baterias do país era inferior a dois gigawatts-hora no final do ano passado, com previsão de aumento para cinco gigawatts-hora até 2030.
No contexto da transição energética europeia, a integração do armazenamento de energia é crucial. Na Alemanha, mais de metade da produção de electricidade já provém de energias renováveis e prevê-se que mais de 90% da electricidade venha de sistemas eólicos e fotovoltaicos. Isto significa que a geração de eletricidade se torna cada vez mais suscetível a flutuações. As opções de equilíbrio na rede eléctrica europeia através do armazenamento são, portanto, essenciais para satisfazer as necessidades dos consumidores.
Os sistemas de armazenamento são chamados de “solucionadores de problemas” da transição energética. Eles permitem economia de custos e otimização de todo o sistema. Uma atualização das previsões da procura de armazenamento mostra que os grandes sistemas de armazenamento de baterias tornar-se-ão ainda mais importantes até 2045, tanto para a flexibilidade da rede elétrica como para a compensação sazonal das diferentes condições de produção.
Os próximos meses serão cruciais para observar como estes desenvolvimentos se materializarão na República Checa e que papel o país continuará a desempenhar no contexto europeu das energias renováveis e das modernas tecnologias de armazenamento de energia.