Turquia e Arábia Saudita: Retirada dos BRICS – mudando a geopolítica!
Turquia e Arábia Saudita retiram-se do BRICS: Incertezas geopolíticas e pressão dos EUA influenciam as decisões.
Turquia e Arábia Saudita: Retirada dos BRICS – mudando a geopolítica!
A Turquia e a Arábia Saudita estão a puxar o travão de mão! Estes dois pesos pesados estão surpreendentemente a virar as costas à aliança BRICS, como foi anunciado recentemente. A Turquia tem explorado a adesão à aliança durante todo o ano, mas com 2025 ao virar da esquina, continua a ser puramente um jogo mental. Situação semelhante aconteceu com a Arábia Saudita, que aceitou o convite do grupo BRICS no ano passado. Mas agora suspenderam oficialmente a sua candidatura, à medida que as tensões geopolíticas continuam a ganhar força.
A retirada destas duas grandes potências poderá mergulhar a aliança BRICS numa crise, especialmente agora que a aliança enfrenta desafios significativos em 2025! O regresso de Donald Trump à Casa Branca e as suas tarifas proteccionistas de 100% para países que querem evitar o dólar americano estão a aquecer ainda mais o clima. Estes desenvolvimentos são um choque para os BRICS, que na verdade podem orgulhar-se de ter nove novos parceiros. Mas a perda de Türkiye como possível primeiro membro da NATO e o pivô da Arábia Saudita frearam os sonhos da aliança de uma expansão gigantesca.
É claro que a influência dos EUA, particularmente através das ameaças de Trump, influenciou significativamente tanto as aplicações anteriores como as potenciais. Dado o complexo cenário geopolítico, muitos países parecem não estar dispostos a arriscar um posicionamento claro ao aderirem aos BRICS. Mais informações sobre isso em um relatório em watcher.guru.